Nesta semana, os investidores estarão atentos às decisões de política monetária no Brasil, nos EUA e na Europa como na Inglaterra. A expectativas de cortes de juros segue monitorada pelo mercado que espera pelo início do processo de queda de juros nos países desenvolvidos e continuidade de redução aqui no Brasil.
Conforme a XP Economia, para o Brasil a casa prevê um corte de 0,50 p.p., enquanto nos EUA, na manutenção entre 5,25%-5,50% para os juros. Além disso, os investidores devem ficar atentos aos importantes indicadores que serão divulgados ao longo da semana, ao qual poderão nortear sobre futuras decisões monetárias.
Dessa forma, PIB do 4T23 da zona do euro e relatório Jolts de empregos dos EUA saem na terça-feira (30). Na quarta-feira (31) tem relatório ADP de janeiro e decisão do FOMC. Na quinta-feira, teremos o CPI da zona do euro de janeiro e decisão de juros do Banco da Inglaterra (BoE). O payroll de janeiro dos EUA sai na sexta-feira (2).
Riscos e oportunidades entre as decisões de política monetária
Conforme o andamento dos indicadores econômicos, qualquer surpresa poderá aumentar a volatilidade dos mercados, impactando juros (renda fixa) e bolsas (renda variável). Particularmente, em relação à política monetária nos EUA e sinalizações fiscais no Brasil, a oportunidade reside em avaliar cuidadosamente bons investimentos em períodos de incertezas para colher os frutos quando o cenário estiver mais claro. Para descobrir quais são as recomendações e o potencial de valorização conforme o consenso confira no Clube Acionista.
Monitorar de perto os indicadores econômicos globais e suas tendências pode fornecer insights valiosos para ajustar a carteira. Assim, os investidores podem se posicionar de forma mais sólida diante da volatilidade do mercado e das incertezas econômicas globais.
SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.
Gostou do conteúdo? Veja como aprimorar as suas habilidades como investidor em Entenda do Mercado, por aqui.