Dezembro chegou diferente em 2020. Desde Março estamos vivendo um momento ímpar em nossa história, a pandemia do coronavírus deixou de ser nova, mas ainda traz dissabores. E o tão aguardado Natal será com distanciamento social.

Contudo, essa época mágica e cheia de esperança nos impulsiona a comprar. A mídia a todo momento nos lembra dos presentes tão sonhados e da mesa farta. A primeira parcela do décimo já está no bolso dos cidadãos. E agora, o que fazer com essa bonificação?

Antes de mais nada é preciso entender como anda a situação econômica do país e das famílias. A inflação, que é o aumento contínuo dos preços, bateu recorde agora em Novembro sendo a mais alta desde de 2015 e está acima do centro da meta, segundo o IBGE. A inflação foi puxada, principalmente, pelo aumento nos preços dos alimentos e do combustível. Cada cidadão tem sentido no bolso essa elevação de preços e, como consequência, a perda do poder aquisitivo. E um outro indicador muito relevante diz respeito ao endividamento das famílias. A pesquisa de endividamento e inadimplência do consumidor (PEIC) revelou que 66% das famílias estavam endividadas no mês de Novembro, sendo que 25% delas estão com as dívidas em atraso.

Feitas as analises acima, agora é hora de olhar para o orçamento pessoal e identificar como anda a sua real situação financeira. Para isso, separei algumas perguntas a serem feitas antes de sair às compras:

– Já organizei o meu orçamento este ano?

– Sei quanto ganho e quais são os meus gastos mensais?

– Estou conseguindo honrar as minhas dívidas?

– Estou disposto a gastar todo o meu 13° com as festas de final de ano ou penso em poupar parte do valor?

– Já relacionei todos os meus gastos de início de ano? IPTU, IPVA, matrícula, material escolar e aí por diante?

Depois destas perguntas feitas e respondidas aí sim dá para ter noção do que fazer com o tão esperado 13° salário. E para te ajudar, seguem algumas dicas de como ir às compras e de como economizar para poupar parte do dinheiro recebido.

 Primeiro relacione todas as pessoas que deseja presentear. Em seguida estime um valor de presente máximo para cada uma delas. Pesquise em 3 locais diferentes, peça desconto pois está comprando em quantidade. Lembre-se que a vida não está para “presentes” e sim para “lembrancinhas”. Troque presentes materiais por experiências, faça um cartão, mande uma mensagem carinhosa, dê um abraço sincero, mesmo que seja virtual!

Pense na ceia de Natal como um momento de união da família. Esse ano a reunião será bem menor em virtude do distanciamento social, mas não deve perder o real significado.

Conseguindo colocar em pratica estas dicas você conseguirá economizar e poupar parte do seu 13°. E para potencializar esse dinheiro poupado, existem diversas opções de investimentos. O ideal é procurar aquela que mais se adeque ao seu perfil. Lembrando de levar em consideração o prazo de resgate, o valor mínimo que pode ser aplicado e o risco x retorno.

Agora chegou o momento de pôr em prática e decidir o que fazer com o seu décimo terceiro salário. Lembre-se, a escolha consciente lhe trará bons frutos financeiros!

Até Breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte