Para que a economia tenha um bom funcionamento, o Banco Central, além de adotar algumas medidas e regras, também conta com instituições que ajudam o mercado a ter mais liquidez. Uma delas é o dealer.

Sendo assim, o dealer tem um papel fundamental na macroeconomia, colaborando para o desenvolvimento do mercado e da política monetária.

O que é dealer?

Dealer no mundo financeiro, são instituições que podem ser bancos ou corretoras, que atuam como intermediários do Banco Central do Brasil (Bacen), promovendo o desenvolvimento do mercado primário e secundário de títulos públicos.

Os Dealers precisam seguir alguns critérios do Banco Central para o seu credenciamento. Eles vão desde o volume de negócios da instituição, até a qualidade na prestação de informações.

Qual a função do dealer?

O dealer atua na emissão primária dos Títulos Públicos Federais, e na negociação secundária desses títulos. Fora isso, também existem os dealers de câmbio que apesar de possuírem as mesmas funções, atuam no mercado cambial.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Dessa forma, a principal atribuição do dealer é calibrar e regular a liquidez do mercado financeiro. Afinal, eles atuam diretamente no processo de compra e venda de títulos públicos que financiam o governo.

O Banco Central possui uma avaliação de desempenho para acompanhar como está a atuação de cada dealer no mercado e saber se aquela instituição está apta a atuar como dealer. Essa avaliação acontece a cada 6 meses.

Eles possuem uma importante função, visto que auxiliam a política monetária do país que visa manter e controlar a circulação do dinheiro.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Como os dealers atuam no mercado de
câmbio?

No mercado de câmbio os dealers atuam na compra e venda da moeda estrangeira, bem como estabelecendo o preço dos papéis.

O intuito é fazer uma calibração
das flutuações, protegendo a moeda nacional baseado nas definições das
políticas monetárias dada pelo Banco Central.

Os critérios para a escolha dos dealers no mercado de câmbio são basicamente os mesmos dos dealers do mercado financeiro, seguindo as mesmas avaliações.

Quais as áreas de atuação dos dealers no
mercado financeiro?

Os dealers atuam em duas áreas no mercado financeiro: uma negociando os títulos que são emitidos pelo Tesouro Direto para financiar o déficit público, e a outra na negociação de moedas estrangeiras.

Nas duas áreas o principal
objetivo do dealer
é calibrar e regular a liquidez do mercado, bem como
proteger a moeda nacional de possíveis flutuações.

Por ter uma grande importância
nessa regulamentação do mercado, há uma grande exigência por parte do Banco
Central na hora de avaliar se uma instituição é ou não apta a atuar como dealer
dentro do país.

Existem no Brasil 12 Dealers, sendo
que 9 deles são bancos e 3 são corretoras ou distribuidoras independentes. Ou
seja, não são muitas instituições que atuam nessa área.

Foi possível entender o que é um dealer? Então deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe esta matéria com seus amigos nas suas redes sociais.

O post Dealer: o que é? Qual a importância desse profissional na economia? apareceu primeiro em Suno.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte