O IBGE acaba de divulgar os dados do setor de serviços (PMS) de dezembro e este veio bem acima da mediana das estimativas que apontava alta de 0,6%, mas veio mais que o dobro, em 1,4%. Com isto o setor cresceu 10,9% no ano de 2021 e confirma duas tendências importantes.

SERVIÇOS SURPREENDE E CRESCE 1,4% EM DEZEMBRO E SOBE 10,9% EM 2021. – NECTON | COMENTÁRIO ANDRÉ PERFEITO

A primeira é que a reabertura da economia está turbinando setores que antes sofreram muito, como é o caso de turismo que cresceu 3,5% no mês e 21,1% em 2021 sendo esta a nona alta consecutiva. Este fenômeno deve ser observado em outras cadeias sensíveis à reabertura da economia após o avanço da vacinação.

Outro fenômeno é relevante. Ao observarmos a série dessazonalizada vemos que estamos acima dos valores de 2016 e 2019. Isto sugere que a pandemia pode ter acelerado o consumo de serviços diversos, um efeito microeconômico do isolamento social e a adoção de novos tipos de serviços como entrega de comida e transporte via aplicativo.

Os dados são muito importantes, mas por ora não iremos revisar dados de atividade. Mantemos 4,5% de crescimento do PIB de 2021 e de 0,3% o PIB de 2022.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Setor de serviços (PMS)

A conexão certa para os seus investimentos: abra sua conta na Necton, por aqui.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte