Tanto o IPC básico quanto o de núcleo foram mais fracos do que o esperado nesta manhã, dando ao Federal Reserve o sinal de que deve começar a reduzir as taxas ainda este ano no EUA. O índice principal ficou em -0,1%, enquanto as expectativas giravam em torno de 0,1% positivo.  

O núcleo do IPC, mais observado, ficou em 0,1%, abaixo das expectativas, que variavam de 0,20% a 0,25%. Grande parte dessa desaceleração da inflação veio de uma inflação de serviços mais baixa, com o número do núcleo de serviços menos habitação (também conhecido como Supercore) chegando a -0,05%, depois de uma impressão de -0,04% no mês passado. Esse é um alívio bem-vindo para os investidores, uma vez que esse número Supercore estava muito aquecido no início deste ano.   

 Considerando que faltam menos de três semanas para a próxima reunião do Federal Reserve, o mercado está atualmente precificando que o Federal Reserve pulará essa reunião e fará seu primeiro corte em setembro. As chances de um corte nessa reunião estão agora próximas de 100%, de acordo com o mercado. 

Talvez mais importante, o mercado agora está esperando três cortes até o final de janeiro de 2025.  O presidente Powell disse recentemente que os riscos para a inflação estão agora mais “equilibrados”.  Os números de hoje reforçam essa visão e talvez agora inclinem a balança para preocupações com uma desaceleração mais acentuada da economia dos EUA.

Por John Kerschner, Head de Produtos Securitizados dos EUA e gerente de portfólio na Janus Henderson.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte