A prévia operacional da Cyrela mostra um 4º trimestre mais fraco em relação ao 4T18, mas um forte crescimento no acumulado do ano, tanto em lançamentos quanto em vendas.
No documento divulgado, a empresa não destaca a razão do desempenho mais fraco no 4º trimestre.
Contudo, os números do ano, mostram que o setor vem se recuperando e com perspectivas positivas para 2020.
Lançamentos – No 4T19, a companhia lançou 27 empreendimentos totalizando um volume de R$ 2,39 bilhões, 11,7% inferior ao realizado no 4T18 (R$ 2,71 bilhões). As permutas nos lançamentos foram R$ 125 milhões no 4T19 vs. R$ 255 milhões no 4T18. No ano, os lançamentos atingiram R$ 6,80 bilhões, 34,9% superior em relação a 2018. A participação da Cyrela nos lançamentos do trimestre atingiu 74%, superior à apresentada no 4T18 (67%).
Vendas – As vendas líquidas contratadas no 4T19 somaram R$ 2,06 bilhões, valor 15,5% inferior ao registrado no 4T18 (R$ 2,44 bilhões). No ano, as vendas atingiram um volume de R$ 6,58 bilhões, 30,1% superior ao ano anterior. A participação da Companhia nas vendas contratadas foi de 74% no 4T19 vs. 71% no ano anterior. No ano, a participação da Cyrela nas vendas contratadas foi de 74% vs. 69% em 2018.
Os dados operacionais resultaram em um indicador de Vendas sobre Oferta (VSO) de 12 meses de 52,8%, ficando acima do VSO 12 meses apresentado no mesmo trimestre do ano anterior (45,1%) e inferior ao VSO apresentado no 3T19 (54,8%).
A ação CYRE3 encerrou cotada a R$ 33,85 com valorização de 14,0% no ano, cotada a 2,6x o seu VPA e com valor de mercado de R$ 13,0 bilhões.
CONFIRA TODOS OS BOLETINS E ANÁLISES DO MERCADO