A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realiza em Minas Gerais e na Bahia, nesta semana, novos trabalhos voltados para cálculos de custos de produção. Em Minas serão levantadas informações sobre a mangaba (no município de Rio Pardo) e o pequi (em Santo Antônio do Retiro), enquanto na Bahia, os técnicos pesquisarão dados sobre a banana (em Bom Jesus da Lapa) e o feijão caupi (no município de Guanambi).

Ao longo dos trabalhos serão levantadas informações para atualização/apuração dos coeficientes técnicos, dos insumos utilizados, das máquinas e equipamentos, dos serviços, e demais itens que compõem os pacotes tecnológicos dos sistemas de produção.

 O custo de produção é uma ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas. Por meio dele são geradas informações para auxiliar nas tomadas de decisões pelos produtores rurais e na formulação de estratégias pelo setor público e privado.

 Os dados também são utilizados pelo governo federal como um dos principais parâmetros na elaboração dos preços mínimos, no cálculo dos valores de garantia utilizados como referência para o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), e como referência para os cálculos na obtenção de crédito por meio do Financiamento para Estocagem de Produtos Agropecuários (FEE), na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e na Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

 

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte