O mercado de juros no Brasil não dá trégua e a curva-pré volta a subir mais uma vez na esteira de ruídos políticos e dados econômicos. No gráfico abaixo vemos a evolução do mercado sendo em laranja os negócios realizados no dia de hoje, em verde ontem, em azul um mês atrás e em vermelho em 2017.

Como podemos ver estamos negociando já em patamares próximos ao de 2017, marca esta que não imaginávamos possível no início deste ano. Os juros longos estão sendo negociados a patamares incrivelmente baixos. Para se ter uma ideia da queda, pegando dados do Tesouro Direto para simplificar, os títulos pré-fixados com vencimento em 2026 já estão 2,73% menores que um mês atrás. No ano a queda deste mesmo título já acumula um tombo de 9,28%.

CURVA PRÉ ESTRESSA MAIS UMA VEZ NA ESTEIRA DE RUÍDOS POLÍTICOS E DADOS ECONÔMICOS. – NECTON | COMENTÁRIO ANDRÉ PERFEITO

Ruídos políticos e dados econômicos

Os motivos que concorrem para este estado de coisas são vários, mas vamos resumir aqui a dois vetores.

1-) O mal estar político está instalado, não há como negar. As constantes brigas de Bolsonaro com os outros poderes roubam o protagonismo da agenda econômica para a discussão de temas que tem pouca ou nenhuma relevância para a melhoria da atividade brasileira. Mesmo a agenda econômica hoje em pauta parece ela mesmo capturada para fins eleitorais propriamente, muitos na Faria Lima veem com desconfiança os recentes movimentos fiscais do governo como a PEC dos precatórios por exemplo.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

2-) No ponto de vista econômico vemos o Banco Central tendo que reagir aos choques de preços recentes com altas na SELIC como ato contínuo do Sistema de Metas. Apesar dos choques nos preços serem de oferta e a alta dos juros atacarem a demanda o BCB não tem outro instrumento nas mãos. Vemos assim um looping de pioras agregativas onde a Autoridade Monetária não enfrenta de fato a inflação, mas apenas “compra” mais tempo na esperança que as coisas acalmem no plano inflacionário.

Soma-se à isto que as perspectivas de crescimento da economia em si, o que poderia trazer alívio ao agregado de maneira geral, parece em parte frustrada numa combinação de renda fragilizada pela inflação e crescimento errático do tecido econômico. O quadro como um todo preocupa e tende a se inflamar o quão mais perto cheguemos do ano eleitoral de 2022 onde as tensões da atual polarização irão, muito provavelmente, fazer que o Planalto dobre a aposta na atual estratégia de confronto.

A reabertura da economia com o avanço da vacinação irá encontrar um ambiente desorganizado e com alta de juros, o que torna o processo de retomada mais firme incerto. Exemplo desse fenômeno tivemos hoje com a divulgação do IBC-Br de junho. Se de uma lado tivemos uma surpresa positiva no mês (derivado de uma melhora sensível dos Serviços na esteira da abertura da economia), a variação do 2º trimestre fechado decepciona com alta de modestos 0,12%. Para se ter uma ideia a variação do IBC-Br no 1º trimestre deste ano, quando o PIB avançou 1,2% no mesmo período, foi de 1,64%.

Outra coisa que nos chama muita atenção é o nível de inclinação da curva de juros no Brasil. Essa medida por si só já aponta que os investidores não acham mais crível o patamar de juros atual e precificam já para o próximo mandato presidencial uma alteração profunda do juros básicos.


Acesse gratuitamente as Carteiras Recomendadas da Necton. Todo mês a área de análise da corretora apresenta as melhores oportunidades de Ações, FIIs, BDRs e muito mais para você, investidor, turbinar seus investimentos.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

A escolha é feita por especialistas que assumem o compromisso de selecionar ações, que podem performar acima do Ibovespa a longo prazo, através de uma análise fundamentalista.

Quer acessar? É simples. Abra sua conta agora e tenha acesso completo às Carteiras Recomendadas e diversos outros materiais exclusivos para que seu dinheiro comece a render de verdade!

Abra sua conta e confira cada oportunidade


Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte