Os investidores que buscam oportunidades na construção civil devem ficar atentos às informações recentes sobre a Cyrela (CYRE3). O Itaú BBA vê a empresa como uma opção interessante, embora ressalte que o cenário futuro pode não ser tão promissor. As ações da Cyrela tiveram uma valorização significativa, cerca de 25% nos últimos doze meses, em comparação com o modesto 5% do Ibovespa, conforme informações do Itaú BBA. Essa performance se deve a um valuation atrativo e uma sólida geração de receita que deve resultar em um ROE (retorno sobre patrimônio líquido) de 20% para este ano.

Fatores Determinantes sobre Cyrela (CYRE3)

No entanto, os analistas alertam que a trajetória de crescimento pode ser ameaçada pela deterioração das condições macroeconômicas. A Cyrela, focada na classe média, depende de fatores como financiamento acessível e confiança do consumidor, que podem ser afetados pela alta das taxas de juros e o aumento da inflação no setor da construção, conforme apontado pelo banco. Essa vulnerabilidade sugere que, embora a Cyrela possa ser a última a sofrer os efeitos negativos do mercado, os riscos ainda são palpáveis.

Desempenho no Setor

O cenário idealizado no ano passado, com baixos índices de desemprego e confiança elevada do consumidor, pode não se repetir em 2025. De acordo com o Itaú BBA, a demanda por moradia dessa faixa de renda provavelmente não manterá níveis elevados, refletindo na performance das ações como um todo. O banco já fez uma análise detalhada das prévias do quarto trimestre de 2024 e observa que, apesar de um desempenho operacional robusto nessa etapa, o verdadeiro teste para as construtoras virá na segunda metade de 2025.

Apostar em Outras Alternativas

Embora a Cyrela tenha suas virtudes, o Itaú BBA recomenda considerar também alternativas no setor de baixa renda, nomeadamente Direcional (DIRR3) e Cury (CURY3), que apresentam uma relação risco-retorno mais favorável neste momento. Estas empresas estão mais resguardadas contra os impactos de uma possível recessão econômica, e a diversificação em rendas pode oferecer maior segurança aos investidores.

Portanto, é crucial que os investidores façam uma análise cuidadosa antes de decidir onde alocar seus recursos. Para obter informações detalhadas e recomendações específicas sobre investimentos, uma excelente opção é seguir a plataforma Clube Acionista, que disponibiliza consolidações de análises de diversos analistas e instituições financeiras, além de listas de ações com consenso de recomendações, preços-alvo, carteiras recomendadas e muito mais. Isso certamente pode auxiliar na tomada de decisão consciente e estratégica.

Publicidade

3 dicas para você lucrar na temporada de

resultados trimestrais