A situação da bolsa brasileira, com essa deterioração dos preços dos ativos locais, para os analistas  do BTG Pactual pode ser atribuída a “uma crise de confiança fiscal e monetária”. 

Segundo eles, a decisão unânime do Banco Central de manter a Taxa Selic em 10,50% em junho pode ter restaurado um pouco da confiança do mercado, mas uma recuperação completa só poderá ocorrer após a nomeação do novo presidente do Banco Central em dezembro, que pelo que se especula pode ser Gabriel Galípolo, diretor nomeado por Lula e ex-braço direito do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Em relação ao lado fiscal, esperamos que o governo anuncie um congelamento de gastos em julho, mas mudanças orçamentárias mais estruturais só poderão ocorrer após as eleições municipais de outubro.”

Recomendações conforme a atual crise de confiança

Frente a isso, com um cenário mais incerto e volátil, os analistas decidiram adicionar um pouco de exposição cambial e defesa. “Assim, estamos adicionando a Equatorial, que é negociada a uma TIR real de 11,7%, substituindo a Renner. Juntamente com a Eletrobras, 20% da nossa 10SIM está agora exposta a serviços básicos. A empresa de telecom TIM também faz parte do nosso portfólio.”

Também estão nas recomendações a Klabin (KLBN11), substituindo a Embraer (EMBR3) e a JBS (JBSS3), no lugar da Localiza. “A JBS oferece exposição cambial e deve se beneficiar dos ciclos positivos de aves e suínos nos EUA e dos ciclos favoráveis de gado e aves no Brasil.” 

Saiba quais as recomendações de diversos analistas e casas externas em um só lugar, também as perspectivas para o segundo semestre, assinando o Clube Acionista por aqui.

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!