É comum ter criptomoedas hoje, estima-se que 26 milhões de pessoas tenham posse de algum criptoativo. Elas estão em todos os lugares, na TV, em plataformas, sites, aplicativos, até mesmo no brasil 777 bet.
Com esse grande volume de investidores, surge uma necessidade maior de oferecer plataformas de exchanges eficientes e de alto retorno financeiro. Essas plataformas serem acessíveis e divulgadas também contribui para haver um crescimento ainda maior no volume de pessoas investindo, uma vez que passará a ser um processo bem fácil e eficiente.
Aqui traremos alguns detalhes sobre as melhores exchanges para você entrar e comprar ou vender criptomoedas. Cada uma delas possui as suas próprias características, funcionalidades e desafios. É preciso conhecer um pouco sobre elas antes de decidir qual a melhor alternativa para você.
O que são exchanges de criptomoedas
O trabalho das exchanges é conectar compradores e vendedores de criptomoedas. Se trata de plataformas onde é possível vender, comprar e trocar cripto ativos sem burocracia. De forma geral, funcionam como casas de câmbio, no entanto, elas possuem uma principal diferença, que é ter seu funcionamento exclusivamente online. Isso torna eles a melhor alternativa para quem busca fazer transações utilizando de criptomoedas, como o Bitcoin, Ethereum, USDT, dentre outras.
Negociar em exchanges é apostar em praticidade e eficiência na hora de administrar as suas criptomoedas. Porém, é preciso ter em mente que cada Exchange é diferente, isso significa que elas possuem suas próprias regras e restrições. Muitas delas, inclusive, atendem apenas à Bitcoins.
Funcionalidades de um exchange
Exchanges são meios seguros e práticos de fazer as suas transações de criptomoedas ou tokens. É preciso, no entanto, estar bem atento a qualquer detalhe sobre a plataforma ou aplicativo escolhido. Fato é que existem muitas funções para exchanges e você precisa saber qual é a que melhor atende às suas necessidade no dia e no momento. Veja abaixo para quais fins você pode aproveitar uma boa plataforma de exchange.
Venda direta de criptomoedas. Essa é a finalidade mais comum e utilizada em plataformas de exchange. Em resumo, eles adquirem diversas criptomoedas em grande quantidade para poder revendê-las com alguma margem de lucro. Essas compras podem ser feitas diretamente na plataforma e utilizando métodos de pagamento convencionais, como o PIX ou cartão de crédito
Intermediação de negociações. Também é possível fazer venda de criptomoedas em algumas plataformas. Isso significa que você pode utilizar a exchange apenas como uma intermediária nessa negociação, facilitando o processo e tornando ele muito mais seguro, sem precisar de um intermediário mais complexo e externo.
Empréstimo de criptomoedas. Nem todas exchanges oferecem esse tipo de serviço, mas ele tem sido cada vez mais adotado. Em resumo, funciona da mesma forma que empréstimos bancários. A plataforma irá oferecer uma certa quantidade de criptomoedas e, para isso, cobrará um juros em cima do valor total emprestado, que deverá ser pago em parcelas.
Armazenamento de fundos. A maioria das exchanges oferecem o serviço chamado de “Carteira virtual”. Nesse serviço você pode apenas deixar o seu dinheiro em stand-by, como em uma conta corrente convencional. Isso é seguro e prático, mas é preciso verificar sempre a reputação da plataforma antes de tomar a decisão de abrir uma carteira digital nela.
Critérios para escolher o melhor lugar
Existem alguns pontos que precisam sempre ser observados quando você vai escolher uma exchange para fazer as suas transações. Analisar esses detalhes ajudam na hora de não se frustrar e garantir ter feito uma boa escolha.
O principal critério é a segurança. Confira o CNPJ, proprietários, registro, todas as informações necessárias para garantir que aquele exchange existe, é seguro e está de acordo com as normas necessárias. Veja também as notas da plataforma em sites de avaliações, como o Reclame Aqui. Saber o que outros usuários estão falando sobre aquela marca ou empresa é fundamental para entender seu funcionamento e reputação.
Confira também as criptomoedas abarcadas pela plataforma. Muitas delas oferecem transações apenas para o bitcoin, o que não necessariamente é ruim, mas pode limitar bastante na hora de fazer as suas transações e investimentos. Além disso, é preciso verificar ainda as taxas. Confirme os valores envolvidos nas transações e como funcionam os pagamentos de possíveis taxas.
Verificando todos esses pontos, você já pode partir para alguns que tenha e sejam pessoais, de acordo com as suas necessidades. Assim, muito provavelmente você vai fazer uma boa escolha de plataforma.
Binance
O Binance é uma das plataformas de exchanges mais populares da atualidade. Desde que chegou no Brasil, em 2019, ela oferece serviços variados para a população, sendo muito utilizada para movimentações internacionais. A Binance não possui sede fixa, mas é considerada de grande segurança. Hoje eles atendem mais de 185 milhões de usuários, que fazem compras e vendas de criptomoedas em mais de 180 países.
Mercado Bitcoin
Chegou há não muito tempo no Brasil, se instalando em 2013, com sede em São Paulo. Se trata de uma das maiores plataformas de exchanges da América Latina. Apesar disso, possui uma característica específica que, para alguns, pode ser um problema. Dentro do Mercado Bitcoin só é possível comprar e vender a criptomoeda Bitcoin, fora disso não é possível adquirir nenhuma outra criptomoeda.
BitcoinTrade
A partir de 2021 a Bitcoin Trade passou a ser chamada de Ripio, pois foi vendida. Com isso surgiram diversas mudanças na plataforma. A principal alteração na dinâmica da plataforma foi o fato de que ela deixou de atender exclusivamente ao bitcoin. A partir daí ela começou a aceitar outras criptomoedas, como USD coin, Ethereum, USDT, dentre outras.
FoxBit
A FoxBit tem atendido muito bem as expectativas dos seus clientes. Além disso, eles também oferecem muitas possibilidades para quem gosta de investir em ativos digitais. Isso porque, além de permitir transações com criptomoedas, pelo FoxBit também é possível realizar a tokenização. Esse é o processo de pegar um ativo físico e passar ele para o digital, como um comprovante de posse, é muito utilizado para obras ou terrenos.
Coinext
Fundada em 2017, a CoinNext é uma empresa brasileira, tendo como co-fundador um economista brasileiro. Isso costuma pesar bastante no momento de escolher uma boa exchange, uma vez que, por ser nacional, ela visa resolver problemas locais e atender às demandas da população do país. Além disso, eles oferecem processos fáceis e simplificados e permitem transações em diversas criptomoedas disponíveis no mercado hoje.
Este texto não é um conselho de investimento, é uma tentativa de manter os entusiastas de criptomoedas cientes dos desenvolvimentos recentes. Quem optar por investir em algum ativo mencionado em qualquer texto o faz por sua conta e risco.