O Brasil dá um grande passo no mercado de criptoativos, com a aprovação do primeiro ETF de Solana (SOL) nas Américas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Negociado no mercado à vista através de um fundo de índices, a iniciativa promete revolucionar a oferta de investimentos regulados em criptomoedas no país.

A QR Asset Management, especializada em criptoativos, revelou a novidade na quarta-feira (7). Contudo, apesar do anúncio, a data de listagem e o início das negociações ainda dependem da aprovação final da B3, a bolsa brasileira.

Como será o ETF de Solana?

Conforme fontes, o ETF, gerido pela Vórtx, acompanhará o índice CME CF Solana Dollar Reference Rate. Criado pela CF Benchmarks e apoiado pela Chicago Mercantile Exchange (CME), que avalia o valor da SOL em dólares. “Estamos entusiasmados por sermos pioneiros globais neste segmento e por consolidar o Brasil como um mercado de ponta para investimentos regulados em criptoativos”, afirma Theodoro Fleury, gestor e diretor de investimentos da QR Asset Management.

Atualmente, a Solana é a quarta maior criptomoeda com uma capitalização de mercado de US$ 6,4 bilhões. Assim, este ETF será apenas o segundo no mundo a oferecer exposição direta à Solana, seguindo o lançamento do fundo suíço 21Shares em junho de 2021.

O Brasil já conta com uma variedade de ETFs de criptoativos, tanto locais quanto internacionais. E você pode conhecê-los direto pelo Clube Acionista. Na plataforma além de divulgar os ativos disponíveis, você pode monitorar quais são os mais recomendados.

Em fevereiro deste ano, a BlackRock lançou na B3 o BDR do iShares Bitcoin Trust (IBIT), um ETF à vista de Bitcoin (BTC) aprovado nos EUA. Dessa forma, na bolsa brasileira é negociado como IBIT39, dentro da modalidade de BDR de ETFs.

Como aproveitar as oportunidades

Encaixar-se nas tendências mundiais pode fazer você ganhar muito dinheiro. No entanto, conhecer os riscos de cada oportunidade e quando entrar ou sair dos investimentos se torna essencial. O novo ETF de Solana no seu portfólio envolve uma estratégia para se beneficiar da inovação no mercado cripto, bem como através de uma regulação mais segura que são os instrumentos de fundos de índices.

Para ficar atualizado e tomar decisões informadas, acesse o Clube Acionista. Na plataforma você vai encontrar relatórios detalhados, análises de especialistas e recomendações para otimizar seus investimentos.

Não perca a chance de estar à frente no mercado de criptoativos!