O crescimento orgânico das vendas do Grupo Nestlé atingiu 8,1%, com crescimento real (RIG) de 6,8%. A variação de preços aumentou 1,3%, refletindo a inflação de custo dos insumos.

O crescimento foi amplo na maioria das regiões. O crescimento orgânico foi de 6,7% nos mercados desenvolvidos, com base principalmente no RIG. O crescimento orgânico nos mercados emergentes foi de 10,0%, com forte RIG e variação de preços positiva.

Por categoria de produto, o maior contribuidor para o crescimento orgânico foi o café, impulsionado pela forte demanda das três principais marcas Nescafé, Nespresso e Starbucks. Os produtos da Starbucks registraram crescimento de 16,7%, com vendas atingindo 1,4 bilhão de francos suíços em 79 mercados. Purina PetCare teve crescimento de dois dígitos liderado pelas marcas com base científica e premium Purina Pro Plan, Purina ONE e Felix, bem como pelos produtos veterinários. Pratos prontos e produtos culinários registraram alto crescimento de um dígito, com base na forte demanda de Maggi e Stouffer’s. Ofertas de alimentos vegetarianos e à base de vegetais continuaram a apresentar forte crescimento de dois dígitos, liderados pela Garden Gourmet. Laticínios registrou alto crescimento de um dígito, liderado por leites fortificados, cremes para café e sorvetes. Confectionery apresentou crescimento de dois dígitos, sustentado pelo forte desenvolvimento das vendas de produtos por impulso. As vendas da Nestlé Health Science cresceram à taxa de dois dígitos, refletindo a forte demanda de vitaminas, minerais e suplementos e produtos para o envelhecimento saudável. Nutrição Infantil teve uma queda nas vendas, impactada pelas menores taxas de natalidade no contexto da pandemia. Waters voltou a apresentar crescimento positivo liderado pelas marcas internacionais premium S. Pellegrino e Perrier .

Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo foi de 7,3%, restringindo-se à taxa de um dígito no segundo trimestre devido à base de comparação elevada em 2020. As vendas no comércio eletrônico cresceram 19,2%, atingindo 14,6% das vendas totais do Grupo, com forte impulso na maioria das categorias, principalmente café, Purina PetCare e produtos culinários. O crescimento orgânico dos canais fora do lar foi de 21,3%, auxiliado pela flexibilização das restrições de movimento em algumas geografias.

Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 3,1%, em grande parte relacionados aos desinvestimentos das marcas Nestlé Waters North America, do negócio de charcutaria Herta e dos negócios de leite de amendoim e mingau de arroz enlatado Yinlu. O câmbio reduziu as vendas em 3,5%, refletindo a valorização do franco suíço em relação à maioria das moedas. As vendas totais reportadas aumentaram 1,5% para 41,8 bilhões de francos suíços.

Lucro Operacional Subjacente

O lucro operacional subjacente aumentou 1,3% para 7,3 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional subjacente foi de 17,4%, permanecendo inalterada em relação ao ano anterior nas moedas constantes e na base reportada.

A margem bruta aumentou 20 pontos-base para 48,8%. As despesas de marketing voltadas para o consumidor aumentaram 80 pontos-base acima dos níveis de 2019, após a redução da ativação nas lojas em 2020. A inflação de custos também impactou o desenvolvimento da margem no segundo trimestre. Alavancagem operacional, redução de custos estruturais, aumento de preços e menores custos relacionados à COVID-19 contrabalançaram esses aumentos.

As despesas de reestruturação e outros itens líquidos aumentaram 78 milhões de francos suíços para 264 milhões de francos suíços, refletindo maiores perdas de ativos. O lucro operacional aumentou 0,2% para 7,0 bilhões de francos suíços. A margem de lucro operacional foi de 16,7%, uma redução de 20 pontos-base nas moedas constantes e na base reportada.

Despesas Financeiras Líquidas e Imposto de Renda

As despesas financeiras líquidas caíram 6,9% para 416 milhões de francos suíços, refletindo o menor custo da dívida.

O Grupo reportou que a alíquota tributária diminuiu 970 pontos-base para 17,4%, como resultado de itens não recorrentes. A alíquota tributária subjacente caiu 120 pontos-base para 20,2%, principalmente devido ao mix geográfico e de negócios.

Lucro Líquido e Lucro Por Ação

O lucro líquido cresceu 1,1% para 5,9 bilhões de francos suíços. A margem de lucro líquido diminuiu 10 pontos-base para 14,2%, como resultado da receita não recorrente relacionada a desinvestimentos em 2020.

O lucro básico por ação aumentou 10,5% nas moedas constantes e 8,3% na base reportada para 2,17 francos suíços. O aumento resultou, principalmente, do melhor desempenho operacional. O programa de recompra de ações da Nestlé contribuiu com 1,4% para o aumento do lucro por ação subjacente, líquido de custos financeiros. O lucro por ação aumentou 3,2% para 2,12 francos suíços na base reportada.

Fluxo de Caixa

O caixa gerado pelas operações permaneceu essencialmente inalterado em 5,8 bilhões de francos suíços. O fluxo de caixa livre diminuiu de 3,3 bilhões de francos suíços para 2,8 bilhões de francos suíços, principalmente devido a um aumento temporário nas despesas de capital para atender à forte demanda de volume, especialmente com relação a Purina PetCare e cafés.

Programa de Recompra de Ações

No primeiro semestre, o Grupo recomprou 3,1 bilhões de francos suíços de ações da Nestlé como parte do programa de recompra de ações de três anos no valor de 20 bilhões de francos suíços, iniciado em janeiro de 2020.

Dívida Líquida

A dívida líquida subiu para 38,5 bilhões de francos suíços em 30 de junho de 2021, em comparação com 31,3 bilhões de francos suíços em 31 de dezembro de 2020. O aumento refletiu o pagamento de dividendos de 7,7 bilhões de francos suíços e a recompra de ações de 3,1 bilhões de francos suíços, que contrabalançou amplamente a geração de fluxo de caixa livre e a entrada de caixa líquida proveniente de alienações e aquisições.


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