Com os comércios fechados durante o período mais restrito de isolamento social, muitas varejistas tiveram que rapidamente migrar seus negócios para o meio digital, o que impulsionou um crescimento de quase 57% do comércio eletrônico no Brasil, vs. média de 20% ao ano observada pré pandemia.
Os grandes nomes do setor, como B2W, Magalu, Via Varejo, Mercado Livre e Amazon estão investindo cada vez mais na digitalização da operação; tendo como uma de suas maiores prioridade a diminuição do tempo de entrega.
O prazo médio das entregas no país subiu durante a pandemia, chegando a atingir 11,8 dias em junho, segundo dados da consultoria Nielsen.
Com a expansão dos negócios da Amazon no Brasil, a briga ficou ainda mais acirrada entre as concorrentes. O constante investimento no omnichannel, visa principalmente a diminuição dos prazos de entrega. Aquisições de start-ups e inovações logísticas possuem o mesmo objetivo.
Impacto: Marginalmente Negativo. Com o recente anúncio da Amazon, no Brasil, lançando novos centros de distribuição, a competição se tornou ainda mais acirrada, com as varejistas desejando sempre reduzir seus tempos para entrega dos produtos. O investimento em logística é algo que tem se tornado frequente entre as empresas; visto que o prazo de entrega na pandemia acabou aumentando para 11,8 dias no mês de junho.