Conheça o FII Captânia Securities (CPTS11) que faz parte da Carteira Recomendada de Fundos Imobiliários da XP. Dessa forma, o ativo integra a carteira que mantém sua maior alocação em fundos imobiliários com caráter mais defensivos.
Contudo, o Fundo tem o objetivo de proporcionar rentabilidade aos seus Cotistas através da aquisição preponderantemente de ativos de origem imobiliária.
Características do CPTS11
De acordo com a XP, atualmente, o portfólio do fundo conta com 68,5% em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), 29,0% alocado em cotas de outros fundos imobiliários e 2,5% em Caixa.
A maior parte da carteira de CRIs (98,65%) é indexada ao IPCA, e sua taxa média de aquisição é de IPCA+6,54%, a parcela de 1,35% indexada em CDI possui taxa média de aquisição de CDI+4,01%. A duration média da carteira é de 5,9 anos e LTV médio de 59,6% . O portfólio de CRIs tem, portanto, um perfil mais defensivo, de proteção contra a inflação, e a gestora tem foco em ativos high grade. O fundo tem um histórico positivo em sua estratégia de obtenção de ganhos de capital com a negociação dos CRIs, e os gestores buscam atualmente uma reciclagem do portfólio com o desinvestimento em ativos de taxas menores no mercado secundário. A maior exposição da carteira de crédito é no setor Logístico/Industrial, com 38,3%.
Portfólio
Segundo a XP, a carteira de FIIs do fundo também tem volume relevante e é uma característica diferencial do CPTS11 atualmente. Os segmentos com maior alocação dessa carteira são o de Renda Urbana (34,4%), Logística (25,5%) e Lajes Corporativas (20%%). De modo que seus rendimentos constituem uma diversificação importante das receitas do fundo. Nos últimos 12 meses, o fundo teve o menor nível de volatilidade dentre os FIIs de Recebíveis analisados. E apesar do impacto em seu dividend yield, acreditamos que o fundo venha se beneficiar do cenário atual e retomar os patamares anteriores
Visão e recomendação
“Ainda que conte, historicamente, com volatilidade e beta (em relação ao IFIX) reduzidos comparativamente aos seus pares, esperamos que o fundo tenha rendimentos favoráveis com seu portfólio atual ao longo dos próximos anos. Além disso, considerado o histórico da sua equipe de gestão, possivelmente deve contar com importantes ganhos com a negociação de seus ativos”. Disseram os analistas da XP.