A Cosan (CSAN3) publicou o resultado do quarto trimestre de 2023 não auditado mostrando que teve lucro líquido de R$ 2,36 bilhões no período ante R$ 806 milhões um ano antes.
A companhia afirmou que o resultado deve-se a “reversão dos efeitos da subvenção, dividendos e JCP recebidos da Vale, além da marcação a mercado da valorização das ações da própria companhia e da Vale”.
Apesar do balanço não ser auditado, a Cosan afirmou que “não antecipa que será necessária a realização de ajustes ou alterações materiais nas informações”. Conforme o relatório, a empresa terminou o trimestre com aumento na alavancagem. De 2,4 vezes ante 2,2 vezes no final de 2022 e 1,7 vez no terceiro trimestre do ano passado.
Em linhas gerais, a taxa de alavancagem se resume ao índice de endividamento da empresa. Dessa forma, um indicador importante para o investidor monitorar quando este alcança níveis acima do considerado saudável para o modelo de negócio.
Por: Redação – Agência Enfoque
Quer saber quais as recomendações e o preço alvo desta e outras ações? Descubra o potencial de valorização conforme o consenso do mercado no Clube Acionista, por aqui.