A Cosan informou que os sistemas da companhia e de suas controladas, controladas em conjunto e coligadas (“Grupo Cosan”) sofreram um ataque criminoso de hackers na quarta-feira dia 11 de março de 2020, causando uma interrupção parcial e temporária das operações das companhias.
Todas as empresas do Grupo Cosan implementaram seus planos de contingência e continuaram a operar parcialmente no próprio dia do ataque. Desde então, as companhias do Grupo Cosan vêm progressivamente religando seus sistemas operacionais. Os demais sistemas, corporativos e outros não prioritários, estão sendo restabelecidos.
As companhias do Grupo Cosan agora focam sua atenção nos impactos gerados pela pandemia do Coronavirus (Covid-19), tendo um plano de contingência desenvolvido durante as últimas semanas e sendo implementado desde a semana passada e atualizado conforme a situação se desenvolve.
Ao preço de R$ 55,45/ação, correspondente a um valor de mercado de R$ 21,9 bilhões suas ações registram queda de 20,3% este ano. Os múltiplos para 2020 são: P/L de 11,0x e VE/EBITDA de 4,4x.
Guide Investimentos: COSAN (CSAN3) – TI da empresa sofre ataque de hackers
Segundo a companhia, ocorreram ataques de hackers nos sistemas de TI.
O ataque causou uma interrupção parcial e temporária das operações das companhias ligadas ao grupo.
Ainda há alguns sistemas que não foram religados.
Impacto: Marginalmente negativo. Por mais que o ataque pareceu ter sido controlado, a entrada de hackers no sistema da empresa demonstra fragilidade em sua segurança de informação. Ainda, diminuiu-se também a eficiência da companhia, através de diversos sistemas que permanecem desligados.
Confira os principais destaques das empresas
A principal referência do mercado financeiro.
Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.
Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.