O mercado financeiro está atento aos sinais de corte de juros nos EUA, previsto para o segundo semestre de 2024. Com dados econômicos mistos, a expectativa de uma política monetária mais branda tem gerado discussões e especulações entre investidores.
A ansiedade do mercado aumenta o nível de especulação que se movimenta fortemente após cada divulgação econômica. Enquanto alguns indicadores sugerem um crescimento sólido, outros, como as vendas no varejo, ampliam as dúvidas. Esse cenário misto tem limitado o apetite ao risco e repercutindo na curva de juros, mas ainda reforçando a expectativa de cortes de juros no segundo semestre.
No entanto, conforme o consenso dos analistas observado no Clube Acionista, ainda devemos reconhecer que o mercado de trabalho continua robusto. Com dados de empregos ainda forte e uma taxa de desemprego historicamente baixa de 4,0%.
Quando virá o corte de juros nos EUA?
A demanda doméstica deve continuar normalizando, com crescimentos mais graduais, especialmente à medida que a economia excedente das famílias se comprime. Além disso, inflação mostrou-se mais controlada nas últimas divulgações. Esses resultados confirmam uma tendência de suavização nas principais métricas de inflação associadas pelo Fed, assim sinalizando o “pouso suave” muito comentado no ambiente financeiro.
O Fed, em sua reunião de junho, indicou que a economia americana deve crescer 2,1% em 2024 e 2,0% em 2025 e 2026. Contudo, devido ao aumento nas projeções do núcleo do PCE, a mediana da taxa de juros foi ajustado de 4,6% para 5,1%. Apesar disso, ainda há espaço para cortes de juros.
Dessa forma, atualmente a probabilidade está aumentando para um início de cortes em setembro, seguido de outro em dezembro, e mais quatro em 2025. Fato que só será confirmado com dados futuros que deverão se materializar para confirmar a expectativa.
Como o investidor poderia se posicionar?
O cenário duvidoso geralmente reserva espaço para os extremos, por isso busque por setores resilientes. Além disso, com a possibilidade de cortes de juros, setores que se beneficiam de custos de financiamento mais baixos, como o imobiliário, saúde e o de tecnologia, podem oferecer boas oportunidades de crescimento no longo prazo. Pesquise entre empresas do setor de BDRs e BDRs de ETFs para aproveitar o movimento internacional.
Além disso, você pode aproveitar o nosso novo recurso via Inteligência Artificial pelo Rastreador IA para compara e analisar oportunidade específicas entre segmentos, países e muito mais. Aproveite! Apesar dos desafios, o mercado oferece oportunidades estratégicas para investidores atentos às mudanças na política monetária.