A crise determinada pelo combate ao Coronavírus já começa a impactar negativamente a indústria automobilística. Segundo os dados fornecidos pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas no Brasil em março/20 foram de 249,2 mil unidades, quantidade que foi 18,4% abaixo do mesmo mês de 2019.
No acumulado do 1T20, as vendas somaram 840,8 mil unidades, montante 7,1% menor que o verificado no mesmo período do ano passado.
Estes dados são bons indicadores para as vendas no Brasil dos fabricantes de veículos e autopeças (Marcopolo, Randon e Tupy), sendo também importantes para as siderúrgicas (Usiminas, CSN e Gerdau), que tem no mercado interno suas melhores margens.
Em março, todos os segmentos da indústria foram mal. O grande destaque foi a redução nas vendas de ônibus, que caíram 35,4%. Para a Randon, a queda nas vendas de implementos rodoviários foi de 19,2%.
É importante destacar que os números da Fenabrave incluem veículos importados, cuja venda não beneficia diretamente a indústria brasileira.
Confira os principais destaques das empresas
A principal referência do mercado financeiro.
Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.
Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.