A Copel informou ao mercado a antecipação da operação comercial de 6 unidades geradoras do Complexo Eólico Jandaíra a partir de 15/10. O conjunto faz parte do parque Jandaíra IV e representa 23% da capacidade instalada total, o equivalente a 20,8 MW. A autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU).

Outros 19 aerogeradores (73% do total de 26) seguem operando em teste e a energia gerada está sendo liquidada ao Preço de Liquidação das Diferenças – PLD no Mercado de Curto Prazo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), restando apenas uma unidade em fase de montagem.

Segundo a companhia, a previsão é que a operação tenha início de forma escalonada até o fim de 2022, “mais de dois anos antes do início do prazo de entrega do suprimento contratado”, previsto inicialmente para janeiro de 2025.

O complexo pertence totalmente à Copel Geração e Transmissão (GeT), subsidiária da Copel, e está localizado no município de Jandaíra, no Estado do Rio Grande do Norte. Ao todo, são quatro parques eólicos, com 90,1 MW de capacidade instalada e financiamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para aproximadamente 50% do investimento previsto.

A Copel informou ainda que, com as 26 unidades geradoras em operação, somados à recente aquisição dos Complexos Aventura e Sant Rosa & Mundo Novo, a geração eólica passará a representar 17% da capacidade total instalada do Grupo.

A ação CPLE3 encerrou cotada a R$ 6,40 com alta de 8,6% no ano. A Copel é boa pagadora de dividendos e de bons resultados. A ação sofreu junto com o mercado, mas segue positiva no ano e deve anunciar mais um bom dividendo à frente, informa a Planner.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte