A Companhia Paranaense de Energia (Copel) anunciou a conclusão de seu programa de demissão incentivada para funcionários do call center da Copel Distribuição.

Este visava uma grande redução dos custos, para preservar a posição financeira da companhia diante de um cenário tão conturbado.

Dos 375 empregados elegíveis, 169 aderiram ao programa, representando custo de R$ 25,3 milhões com indenizações. No entanto, segundo comunicado, 480 funcionários aderiram aos programas de demissão incentivada da empresa durante o ano de 2020; diminuindo o quadro da Copel em 6,9%.

A empresa estima potencial redução de custos de R$ 9 milhões anuais a partir de 2022; considerando que os desligamentos devem ocorrer entre 15 de julho e 15 de setembro do ano que vem.

Impacto: Positivo. A adoção da medida de demissão incentivada se tornou bastante comum entre as empresas ao longo de 2020; visando proteger seus negócios diante das condições adversas impostas pela pandemia. No caso da Copel, o programa foi bastante efetivo e levou a uma redução de R$9 milhões nos custos anuais a partir de 2022.

PLANNER: COPEL (CPLE6) – Programa de Demissão Incentivada (PDI) do Call Center da Copel Distribuição é concluído com 169 adesões

A Copel comunica que concluiu o Programa de Demissão Incentivada (PDI) destinado aos empregados lotados no Call Center da Copel Distribuição, que atuam nas funções de Monitor de Teleatendimento, Monitor de Suporte de Teleatendimento e Teleatendente.

• Dos 375 empregados elegíveis, 169 empregados aderiram ao PDI, o que representa um custo estimado de R$ 25,3 milhões com indenizações e uma potencial redução de R$ 9 milhões em custos anuais a partir de 2022;

• Os desligamentos devem ocorrer entre 15 de julho de 2021 e 15 de setembro de 2021, conforme regras do programa.

Com a conclusão desse programa e considerando os resultados do penúltimo PDI, finalizado em 1º de dezembro de 2020 com o desligamento de 311 empregados, a Copel termina 2020 com a adesão de 480 empregados aos programas de demissão incentivada, equivalente a uma redução de 6,9% no quadro de funcionários de setembro de 2020 (7.006 empregados).

De acordo com a Copel, as indenizações estão estimadas em R$ 61,9 milhões, enquanto que a potencial redução de custos esperado é R$ 68,1 milhões a partir de 2021, valor que sobe para R$ 77,1 milhões a partir de 2022, quando os efeitos do PDI do Call Center passam a ser percebidos.

Ao preço de R$ 72,76/ação (valor de mercado de R$ 19,9 bilhões) a ação CPLE6 registra alta de 9,8% este ano. O Preço Justo de R$ 80,00/ação corresponde a um potencial de alta de 10,0%.

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