Em dia de decisão de política monetária nos Estados Unidos, os mercados externos começam a sessão exibindo alguma cautela: com o pano de fundo ainda sendo de aumento nos casos da Covid-19 ao redor do mundo, os investidores aguardam atentos tanto pelas sinalizações do Fed, quanto os resultados corporativos. Internamente, a despeito das constantes e crescentes preocupações fiscais, a fala do presidente Jair Bolsonaro em um presidente ontem pela manhã agradou, já que o chefe do Executivo garantiu o cumprimento do teto dos gastos públicos. De todo modo, a pandemia avança também por aqui, e o comportamento mais cauteloso do mercado internacional pode pesar no Ibovespa.
Na agenda do dia, além da decisão do Fed, prevista para esta tarde, a Alemanha divulgou sua confiança do consumidor: a queda de -7,5 pontos em janeiro para -15,6 pontos em fevereiro foi maior que o esperado e sugere uma piora significativa pelo quarto mês consecutivo na principal economia da Zona do Euro – que sofre com a pandemia e os efeitos do lockdown.
No noticiário corporativo, a Cielo (CIEL3) conseguiu entregar recuperação no volume de transações na comparação com o 3T20 mas, ainda assim, a receita da companhia ficou abaixo das estimativas do mercado. Por outro lado, destaque positivo para o controle de custos que impulsionou o lucro no trimestre, que teve alta de 34,7% na comparação com igual período de 2019 e 197% frente o trimestre imediatamente anterior. Já a Locaweb (LWSA3) anunciou a aquisição da ConnectPlug, uma empresa de software que tem uma forte presença no segmento de food services (restaurantes) por R$ 18 milhões. A Locaweb também anunciou um desdobramento de ações, de 1 para 4, na virada do mês. Por fim, a Klabin (KLBN11) fechou uma parceria para exploração de atividade florestal em Santa Catarina. A companhia vai entrar com 9,7 mil hectares de florestas plantadas e o parceiro fará aportes de até R$ 500 milhões. A própria Klabin vai ter o direito de preferência na compra dessa madeira.
Há pouco, as principais bolsas europeias operavam no vermelho, com Londres em queda de 0,80% e Frankfurt cedendo 1,43%. Em Nova York o comportamento era parecido, com Dow Jones e S&P futuros caindo, respectivamente, 0,93% e 0,91%.
Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos