Depois de um fim de tarde marcada por uma mini reforma ministerial, a sessão desta terça-feira deve seguir com o investidor focado no cenário político: além da já esperada troca do Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o Presidente da República anunciou ontem mudanças nas pastas da Defesa, Casa Civil, Advocacia Geral da União, Justiça e Secretaria de Governo. As alterações caminham no sentido de uma maior articulação ao chamado Centrão, podendo com isso reforçar a visão (que já vinha ganhando espaço) de que será pouco provável que reformas e privatizações ocorram ainda neste ano. Em paralelo, seguem as preocupações fiscais com o resultado da votação do Orçamento de 2021 no Congresso, com o TCU podendo tratar do tema ao analisar as contas do presidente, e parlamentares ainda buscando uma solução para evitar a ocorrência de um crime de responsabilidade fiscal. Lá fora, o dia começa com comportamento misto nos mercados, mas os juros das Treasuries voltaram a subir e os futuros de Nova York migraram para o campo negativo. Vale lembrar que ontem o índice Dow Jones atingiu nova máxima história de fechamento.

Na agenda do dia, o IGP-M de março registrou inflação de 2,94%, a maior alta para o mês desde a criação do Plano Real e acelerando em relação aos 2,53% de fevereiro – mas, ainda assim, ficando abaixo dos 3,02% esperados pelo mercado. O destaque de alta ficou mais uma vez por conta dos preços ao atacado, em função no IPA industrial, cuja alta de 4,31% representou uma significativa aceleração em relação aos 3,12% do mês anterior. Com os dados apresentados hoje, o IGP-M tem uma alta acumulada de 8,26% em 2021 e de 31,10% em 12 meses.

No campo corporativo, o noticiário é movimentado. O Itaú (ITUB4) fechou uma parceria com a Rappi para oferecer produtos financeiros digitais no Chile. A Linx (LINX3), que será incorporada pela Stone, adiou a divulgação do balanço para 19 de abril, após encontrar “perdas operacionais incomuns” no Linx Pay, seu braço de pagamentos. Ontem, a fusão entre a Hapvida (HAPV3) e a Notre Dame Intermédica (GNDI3) foi aprovada pelos acionistas de ambas as companhias, sendo necessária agora a aprovação do CADE e da ANS, agência que regula o setor de saúde, para que a transação seja efetivada. Na agenda de resultados, o IMC (MEAL3) divulgou números bem pressionados no 4T20, com vendas mesmas lojas caindo 17,4%, resultando já em um EBITDA negativo em R$ 4 milhões e prejuízo de R$ 39,6 milhões. Hoje, temos a Qualicorp divulgando seus números após o fechamento do mercado.

Há pouco, a despeito do aumento no número de casos da Covid-19 no continente, as principais bolsas europeias operavam com ganhos: Londres subia 0,10% e Frankfurt trabalhava em alta de 0,60%. Em Nova York, depois de uma abertura mista, os índices futuros passavam a operar no negativo, acompanhando o já citado movimento das Treasuries. Há pouco, Dow Jones e S&P futuros cediam, respectivamente, 0,09% e 0,29%.
Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!