Enquanto o mercado ainda aguarda o andamento da agenda reformista pós eleições legislativas, o dia começa com boas notícias sobre a vacina: ontem o governo anunciou que pretende adquirir 30 milhões de doses das vacinas Sputnik V e Covaxin, ao mesmo tempo em que a Anvisa disse que deverá simplificar as regras para a aprovação do uso emergencial de novos imunizantes. Além disso, a chegada de insumos vindos da China para a produção local do Butantã também pode dar fôlego aos mercados nesta quinta-feira. Lá fora o dia também começa no positivo, com investidores digerindo os balanços corporativos divulgados nesta manhã, em sua maioria positivos.

Na agenda do dia, as vendas no varejo da Zona do Euro subiram 2% em dezembro na comparação com novembro, resultado que ficou muito acima dos 0,5% e mostrou força do setor apesar do endurecimento de medidas restritivas no bloco. Nos EUA, o presidente do Fed de Chicago, Charles Evans, afirmou esperar que o PIB do país cresça entre 5% e 6% neste ano, e que a recuperação econômica tende a desacelerar em 2022 e 2023.

No noticiário corporativo, o Bradesco teve lucro recorrente bem acima do esperado nesse trimestre, de R$ 6,80 bilhões. Destaque para a maior participação de crédito para pessoas físicas na carteira, operações com spread mais elevado, para o bom controle de custos, com expressiva queda de 9,3% nas despesas operacionais na comparação com o 4T19, e para o menor nível de provisionamento em relação aos trimestres imediatamente anteriores. Já a Vale divulgou sua produção do 4T20 com 84,5 milhões de toneladas de minério de ferro, abaixo do esperado. Apesar da frustração da expectativa, os papéis da companhia podem manter o bom momento tendo em vista que essa produção menor que o esperado acabou levando a uma valorização do preço do minério no mercado internacional hoje e há a expectativa em torno de uma audiência entre a companhia e autoridades de Minas Gerais, que, especula-se, pode marcar a assinatura do acordo sobre Brumadinho.

Há pouco, as principais bolsas europeias operavam em alta, com Londres subindo 0,36% e Frankfurt com ganhos de 0,46%. Em Nova York o comportamento era parecido, com Dow Jones e S&P futuros subindo, respectivamente, 0,10% e 0,09%.

Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.