A terça-feira começa, mais uma vez, com um comportamento prioritariamente positivo ao redor do mundo. Os ganhos são limitados, ainda, pelo aumento no número de novos casos da Covid-19 no mundo e também pelas difíceis negociações em torno do Brexit, mas alguns fatores justificam os ganhos desta manhã: (i) o início da vacinação nos EUA e no Canadá, e as expectativas de que a FDA, agência reguladora norte-americana, autorize até sexta-feira o uso emergencial da vacina da Moderna; (ii) as expectativas em torno de um pacote fiscal norte-americano, depois que a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, afirmou que o Congresso precisa fechar um acordo ainda esta semana. Por aqui, o presidente Jair Bolsonaro deve assinar hoje a MP que prevê destinar R$ 20 bilhões para a compra de vacinas, mas a data do início da vacinação ainda é incerta.

Na agenda do dia, destaque para a ata do Copom e falas do presidente do BC, Roberto Campos Neto. Ainda por aqui, o IGP-10 subiu 1,97% em dezembro, uma forte desaceleração frente a alta de 3,51% em novembro. A desaceleração foi impulsionada por um comportamento semelhante no IPA-10, subíndice que mede a variação dos preços ao atacado e que responde por 60% do indicador. Com o resultado de hoje o IGP-10 tem alta acumulada de 24,16% em 2020.

Na agenda externa, destaque para os dados da economia chinesa, que seguem indicando uma recuperação robusta do país: no mês de novembro, a produção industrial cresceu 7%, enquanto as vendas no varejo avançaram 5%. Os dois números vieram perto das estimativas do mercado e acima dos números de outubro. Ainda por lá, as vendas de moradia expandiram 9,5% entre janeiro e novembro frente igual período do ano passado, o que também representa uma aceleração em relação aos dados anteriores, que mostravam um crescimento de 8,2%.

Nos mercados, o comportamento era prioritariamente positivo: há pouco, a bolsa de Londres subia 0,06%, enquanto Frankfurt operava em alta de 0,70%. Nos EUA o comportamento era parecido, com S&P e Dow Jones futuro em alta de 0,62% e 0,59%, respectivamente. Por aqui, o Ibovespa ainda não havia iniciado os negócios.
Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.