A terça-feira que marca o início do encontro do Copom e é véspera da decisão de política monetária tanto aqui, quanto nos EUA, deve começar com o mercado repercutindo a troca de comando no Ministério da Saúde: na noite de ontem, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que o então ministro Eduardo Pazuello será substituído pelo médico Marcelo Queiroga – o quarto nome a ocupar o posto durante a pandemia, o que por si só já deve ser acompanhado com alguma cautela. Lá fora, a manhã começa repercutindo a fala de Joe Biden, garantindo que enviará 100 milhões de cheques do novo pacote fiscal já nos próximos dez dias. De todo modo, o dia começa acompanhado por alguma volatilidade nos mercados externos, fruto das expectativas com a decisão do Fed amanhã.

Na agenda do dia, o IGP-10 subiu 2,99% em março, depois de uma alta de 2,97% em fevereiro, número que superou a mediana das expectativas (2,84%). Dentre os indicadores que compõem o índice, o IPA subiu 3,69% (vs. 3,90%), o IPC teve alta de 0,71% (vs. 0,35%) e o INCC subiu 1,96% (vs. 0,98%). Com o resultado de hoje, o IGP-10 tem alta acumulada de 7,47% no ano de 2021 e de 31,16% em 12 meses.

Na agenda de resultados, destaque para a Guararapes (GUAR3), dona da Riachuelo, que entregou receita em linha com o consenso, apesar da queda de 9% em relação ao 4T19, mas teve margens mais robustas que o esperado, com EBITDA e lucro superando as estimativas. Mahle (LEVE3), Direcional (DIRR3) e Mitre (MTRE3) também divulgaram seus números que vieram em linha ou acima do consenso. Segundo o Valor, a CSN (CSNA3) novamente vai reajustar o preço do aço no começo de abril. Aumento será entre 10% e 15%. Já a Eletrobras (ELET6), adiou novamente a divulgação dos seus resultados, agora para o dia 19, após o fechamento, e a CFO da companhia vai assumir interinamente o cargo de CEO até que o processo de escolha do novo presidente seja concluído. Para hoje, após o pregão, saem os números de Notre Dame Intermédica (GNDI3), Gafisa (GFSA3) e Helbor (HBOR3).

Há pouco, as bolsas europeias operavam em alta, com Londres subindo 0,73% e Frankfurt em alta de 0,78%. Em Nova York o comportamento era misto, com Dow Jones futuro cedendo 0,2% e S&P futuro em alta de 0,15%.

Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos

Publicidade

10 ações que contrariam o que muitos estão fazendo