A semana de decisão de política monetária aqui, nos EUA, na Inglaterra e no Japão, começa com um noticiário importante. Internamente, em meio ao descontrole da pandemia, rumores e pressões pela saída do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, devem ganhar as atenções. Além disso, as expectativas pelo auxílio emergencial seguem em foco, com sinalizações de Paulo Guedes de que o início do pagamento deverá ser no mês de abril. Lá fora, a manhã começa amena, com os mercados repercutindo os indicadores da economia chinesa.

Na agenda do dia, a produção industrial chinesa cresceu mais que o esperado nos dois primeiros meses do ano, com expansão de 35,1% na comparação com igual período do ano passado. Ainda por lá, as vendas no varejo avançaram 33,8% no primeiro bimestre, também acima das expectativas. Por fim, as vendas de moradia do país tiveram uma expansão de 143,5% também nos dois primeiros meses do ano, uma forte aceleração frente a expansão de 10,8% observada ao longo de todo o ano de 2020.

No campo corporativo, o noticiário é relativamente tranquilo nessa segunda. Hoje ocorre a assembleia de acionistas da Smiles (SMLS3) para apreciação das propostas de incorporação da companhia pela Gol (GOLL4). São duas opções envolvendo dinheiro e troca de ações, a diferença é que uma delas tem a parcela em dinheiro muito mais representativa e a outra tem as ações GOLL4 como principal moeda de troca. Já a XP anunciou troca do comando, com Guilherme Benchimol se tornando presidente do conselho e Thiago Maffra, atual diretor de tecnologia do grupo, assumindo o posto de CEO. Segundo o Valor, o Madero estaria avaliando trocar a Nasdaq pela B3 no seu futuro IPO. E na temporada de balanços, após o fechamento são esperados os números de Eletrobras (ELET6), Direcional (DIRR3), Guararapes (GUAR3) e Mahle (LEVE3).

Há pouco, as principais bolsas da Europa operavam em alta: Londres subia 0,40%, enquanto Frankfurt operava em alta de 0,20%. Nos EUA os futuros também começavam a manhã com comportamento positivo e, há pouco, Dow Jones e S&P futuros subiam, respectivamente, 0,30% e 0,15%.

Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!