A última semana do ano de 2020 começa com notícias do início da campanha de vacinação em massa nos países europeus com o objetivo de combater a pandemia de covid-19, embora não haja evidências de que estas vacinas ofereçam proteção contra a nova mutação do vírus. Além do combate ao covid-19 através das vacinas de diversos laboratórios, a farmacêutica AstraZeneca comentou estar na última fase de testes de um medicamento que pode dar imunidade ao coronavírus.

No Brasil, sem destaques para esta segunda-feira. Amanhã haverá a divulgação da taxa de desemprego trimestral, divulgada pela PNAD.

Na Europa, o acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia foi assinado na véspera do Natal, dia 24, após o fechamento dos mercados. Nos EUA, após certa resistência, o presidente Trump assinou o pacote de ajuda de U$ 900 bilhões, garantindo a extensão do auxílio para milhares de americanos. Estas notícias representam um alívio para abertura dos mercados de hoje.

Com a confirmação do pacote de estímulos dos EUA, boa parte das bolsas asiáticas fecharam em alta. Na Europa, a bolsa de Londres estará fechada por conta do feriado local. Nos EUA os índices futuros também subiam, com S&P a 0,61% e Dow Jones a 0,46%.

Helena Veronese
Estrategista-chefe da Consulenza, plataforma de investimentos

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte