Ter uma reserva de emergência é importante porque pode ajudar a proteger suas finanças em caso de imprevistos, como perda de emprego, doença grave ou despesas inesperadas. Uma reserva de emergência pode ajudá-la a evitar ter que recorrer a empréstimos caros ou a se endividar para cobrir despesas inesperadas.

Sabemos que às vezes queremos muito realizar aquele sonho, ou então fazer umas comprinhas básicas, o que precisamos ficar atentas é que esses pequenos prazeres podem acabar com a nossa reserva de emergência. Cuidado viu!

Para montar uma reserva de emergência, você pode seguir estes 4 passos:

  1. Determine o valor da sua reserva de emergência: o valor ideal varia de acordo com sua situação financeira, mas em geral é recomendável ter uma reserva suficiente para cobrir pelo menos três a seis meses de despesas essenciais, que são aquelas que você necessariamente vai ter, tipo aluguel, água, luz etc.
  2. Escolha uma conta de investimento com alta liquidez: procure por uma conta que ofereça taxas de juros competitivas e facilidade de acesso ao dinheiro em caso de emergência, afinal nunca sabemos quando iremos precisar e nem mesmo a urgência.
  3. Faça um orçamento e economize regularmente: determine quanto dinheiro você pode poupar mensalmente e inclua essa quantia em seu orçamento. Deposite essa quantia na sua conta de emergência regularmente para construir sua reserva de emergência.
  4. Evite gastar sua reserva de emergência a menos que seja realmente necessário: use sua reserva apenas em casos extremos, situações em que não haja nenhuma outra solução. Seja criativa, busque resolver os problemas antes de recorrer a sua reserva. Será que a emergência é real? E em caso de ter que fazer uso de sua reserva, tente repor o dinheiro gasto o mais rápido possível para manter o valor da reserva. Inclua essa reposição no seu orçamento!

Te vejo na próxima quinta-feira.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte