Olá!

2023 começou com muita organização por aqui e quero muito compartilhar o que estou pensando, afinal ano novo é um excelente momento para construirmos novos hábitos e como gostamos de falar de dinheiro, que tal focarmos nessa jornada de consciência?

O início do ano sempre envolve muitas questões e, consequentemente, gastos e ajustes em nossa vida financeira. Para nós que estamos no processo de criarmos uma constância nos investimentos, o começo do ano é desafiador (como mãe solo, estou atenta a todas as questões para não me enrolar logo nos primeiros dias, rs.)

Estamos conversando a um tempo e já concordamos que o ato de anotar o que devemos fazer é importante para visualizar a organização, não é? A construção de hábitos também é assim. Por essa razão é preciso visualizar o que queremos e distribuir em pequenas partes para que possamos visualizar a permanência da ação. 

Um exemplo: quando começamos uma dieta muito restritiva, ficamos pouco tempo fazendo-a, não conseguimos manter; mas, se mudamos aos poucos os nossos hábitos alimentares, seguimos firmes. Dessa maneira ocorre com o hábito de investir. Afinal, em nossa criação social não aprendemos que o dinheiro é aliado e propulsor de nossos sonhos. É um conflito existencial constante, uma disputa entre o bem e o mal (procure em sua memória e verá que ouvimos muitas coisas sobre isso). No entanto, não se preocupe, podemos mudar essa situação. 

Tenha em mente que é preciso começar de algum lugar, como nossa educação financeira foi para despesas, por isso colocaremos o valor que investiremos no quadro de despesas (como uma conta fixa, já falei aqui sobre essas anotações, lembra?). Escolha um valor que caiba em seu orçamento para iniciar e com o passar dos meses aumente gradativamente.

Lembre-se mais importante que o valor é a ação de direcionar o recurso para um futuro! Há investimentos no tesouro direto a partir de R$35,00, mas se tiver receio, comece na poupança. Apenas comece! Como diz o ditado “de grão em grão a galinha enche o papo”.

Até breve!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte