Nossa cobertura que envolve o Consenso de Mercado dos FIIs indicam que estamos diante de ótimas oportunidades de renda e ganho de capital.
O mercado de fundos imobiliários sofreu fortes descontos nos últimos tempos, os investidores em FIIs estão resistindo a maior competitividade da renda fixa. Contudo, na visão dos analistas, estamos diante de uma oportunidade única na relação risco-retorno.
A preocupação com a inflação – um problema global – tem se tornado cada vez mais persistente, dado que ela só vem aumentando mês a mês. Mas o Brasil está em uma situação melhor que outros países, pois antecipou a alta dos juros e recentemente com a queda do dólar muita coisa pode acontecer com o indicador inflacionário.
A atual queda do mercado de fundos imobiliários ocorreu em virtude do aumento agressivo na taxa básica de juros que tende a tornar os ativos de renda fixa mais atrativos para os investidores, trazendo um fluxo de capital proveniente da renda variável. A incerteza para o mercado de ativos de risco brasileiro, aliado à subida das taxas de juros proporcionou o movimento inverso com a retirada de dinheiro da renda variável por alternativas mais seguras e menos voláteis. Diante disso, até mesmo grandes gestores de fundos decidiram aumentar o conservadorismo das carteiras, por meio de uma alteração na estratégia.
No entanto, já podemos perceber que o cenário está mudando, existem fundamentos positivos para teses de investimento mais agressivas no longo prazo. Mesmo que ainda venhamos a ter volatilidade no curto-médio prazo, diversos analistas indicam que muito já está no preço atual indicando que estamos próximos de uma inversão da curva que oportuniza a volta do mercado de FIIs.
Consenso de Mercado dos FIIs
Atualmente, os fundos de papéis assumem o maior espaço nas carteiras dos analistas, pois apresentam condições para manter o pagamento mensal com mais estabilidade dentro de um nível de Yield (juros) competitivo com a renda fixa.
Por outro lado, observamos a sinalização de que há diversos fundos de outras modalidades (tijolos) que estão negociando com P/VP (valor patrimonial) abaixo de sua média, indicando potencial de geração de valor. Dentre as modalidades de tijolos, estão as lajes corporativas e os logísticos como destaque. Já os FIIs de Shoppings, que apresentaram maior sensibilidade ao andamento da pandemia, começam a dar sinais de retomada.
Fique atento!
Em um ambiente com diversas carteiras recomendadas, relatórios e muitas lives, proporcionamos a oportunidade de conhecer o que cada especialista vê como ideal para o momento.
Direto no Clube Acionista, realizamos uma verdadeira cobertura com o resumo do que está em pauta dos principais analistas do mercado, bem como, as indicações do momento.
Conosco você terá acesso ao Consenso de Mercado de FIIs com a opinião dos principais analistas do mercado com relação ao preço justo e as indicações sobre o que fazer (compra, vender ou manter) com cada fundo imobiliário presente no IFIX. Além de diversos ambientes exclusivos.