Confiança empresarial inicia 2021 em queda de 2,7%, diz FecomercioSP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhe
Compartilhar no twitter
Tweet
Compartilhar no linkedin
Publique
Compartilhar no whatsapp
Encaminhe
Compartilhar no email
Envie

Newsletter

Tire dúvidas sobre investimentos

Receba notícias pelo Telegram

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) teve uma queda de 2,7% neste mês em comparação a dezembro de 2020, ficando nos 98,2 pontos, abaixo do patamar das centenas atingido em outubro.

A confiança do empresariado paulista apresentou queda mesmo com o início do plano de vacinação e um cenário de recuperação da economia no Estado.

No mesmo período de 2020, o Icec atingiu 123,2 pontos, 20,3% maior do que a taxa atual. Um dos fatores apontados pela queda é a retração de 2,6% no Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec), que questiona os empresários sobre as condições momentâneas dos seus negócios e do ambiente econômico.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec), que é responsável por mensurar os prognósticos do setor para o futuro, também teve queda neste mês, com retração de 5,1%, passando de 144 pontos em dezembro para 136,7 agora.

A FecomercioSP aponta a retração no setor comercial como um dos motivos para as expectativas mais baixas dos empresários. O Índice de Expansão do Comércio (IEC) voltou a ficar abaixo dos cem pontos em janeiro, fechando o mês com 98,8 pontos, queda de 2,7% em comparação a dezembro. O indicador vinha crescendo consecutivamente desde junho e teve alta de 10% com as expectativas de vendas entre a Black Friday e o Natal. Em comparação a janeiro do último ano, o índice cedeu 12,9%.

Ambos os indicadores que compõem o IEC, o de Expectativas para Contratação de Funcionários e o de Nível de Investimento das Empresas, tiveram queda de 5,1% e 0,2%, respectivamente. Este último registrou uma retração acentuada de 24,8% em comparação ao mesmo período em 2020.

A FecomercioSP recomenda que os empresários sejam cautelosos em meio a pandemia. A federação defende que os comerciantes devem aproveitar os primeiros meses do ano, que costumam ser mais fracos, para planejar e analisar as compras, vendas e a movimentação dos estoques, a fim de evitar endividamentos e entraves nos fluxos de caixa.

As recomendações da FecomercioSP para atrair consumidores incluem a promoção de liquidações sobre produtos parados nos estoques, venda cruzada (quando a compra de uma mercadoria se relaciona a de outra), planos de descontos ou a diminuição planejada de preços.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Leia também

Leia também

Conheça o Painel Acionista: em um só lugar tudo o que você precisa saber sobre investimentos