Nesta semana, a Fundação Getulio Vargas (FGV) anunciou que o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) subiu 0,3 ponto em dezembro, ao passar de 97,8 para 98,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,3 ponto, recuperando a queda de novembro.

‘O comércio encerra 2019 com uma acomodação da confiança em patamar próximo aos 100 pontos. Apesar da melhora da percepção dos empresários sobre o ritmo de vendas no momento presente, empresários se mostram cautelosos com a sustentabilidade da recuperação do setor nos próximos meses. A continuidade e a velocidade da recuperação vão depender de uma melhora mais expressiva da confiança dos consumidores e do mercado de trabalho ‘, avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE.

Em dezembro, a confiança subiu em 3 dos 6 segmentos. A melhora do índice foi influenciada pelo resultado favorável do Índice de Situação Atual (ISA-COM), que subiu 0,9 ponto, ao passar de 94,9 para 95,8 pontos, maior nível desde dezembro de 2018 (97,1). Já o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 0,4 ponto, saindo de 100,9 para 100,5 pontos. Apesar da terceira queda seguida, o IE-COM se mantém acima do nível considerado neutro (100 pontos) desde julho de 2019.

(MR – Agência Enfoque)

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte