A Fundação Getulio Vargas divulgou que o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 1,4 ponto em novembro, para 95,0 pontos, maior nível desde fevereiro deste ano (96,5). Em médias móveis trimestrais, o índice cresceu 0,9 ponto no mês.

‘A confiança de serviços voltou a subir influenciada pela melhora do otimismo do empresário do setor com os próximos meses. Por outro lado, depois de um expressivo aumento nos últimos cinco meses, a percepção sobre o momento presente apresentou um ligeiro recuo em novembro. Com essa combinação de resultados, o cenário para os próximos meses ainda segue de recuperação gradual do setor e sem expectativas de uma retomada mais robusta no curto prazo’, analisa Rodolpho Tobler, economista da FGV IBRE.

A alta do ICS impactou 9 das 13 principais atividades pesquisadas, e foi determinada exclusivamente pela melhora das expectativas no curto prazo.

O Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 0,9 ponto, para 91,8 pontos, interrompendo a sequência de cinco altas consecutivas, quando acumulou 6,4 pontos no período. Já o Índice de Expectativas (IE-S) avançou 3,8 pontos em novembro, para 98,4 pontos, e compensou toda a queda sofrida no mês anterior (3,6 pontos).

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor de serviços recuou 0,3 ponto percentual em novembro, passando a 81,7%.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

(MR – Agência Enfoque)

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.