A Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição (Confenar) reúne 110 revendas da Ambev e responde por cerca de 30% da distribuição da cervejaria no Brasil.
Esta relatou crescimento de 8,2% em suas vendas no acumulado do ano até agosto. As revendas da Ambev atendem 400 mil estabelecimentos no país e geram vendas da ordem de R$ 14 bilhões por ano.
Por conta da estratégia das revendas, de focar em pequeno e médio varejo, as mesmas foram beneficiadas frente à suas concorrentes; o que refletiu em um resultado acima do da própria Ambev.
Ainda, as revendas esperam seguir com crescimento acelerado de vendas até o final do ano.
O mercado total de bebidas alcoólicas encolheu 6,3% no acumulado de janeiro a julho, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção de cerveja responde por cerca de 90% desse volume setor. Mas recentemente, a Ambev e sua principal concorrente, a Heineken, informaram recentemente a expectativa de aquecimento do mercado nos próximos meses; com abertura de bares e restaurantes e redução do isolamento social.
Impacto: Positivo. O mercado de bebidas foi brutalmente impactado pela COVID-19, tendo encolhido 6,3% no acumulado de janeiro a julho, de acordo com dados do IBGE. No entanto, a Ambev e Heineken informaram recentemente a expectativa de aquecimento do mercado nos próximos meses, com abertura de bares e restaurantes e redução do isolamento social. A Ambev então é duplamente beneficiada por conta da Confenar, que está revendendo seus produtos de maneira mais acelerada.