Até o momento, pouco se comentava, entre as concorrentes, sobre as preocupações com o mercado após a fusão entre a Localiza e a Unidas, anunciada em setembro de 2020.

No entanto, recentemente alguns contentamentos começaram a aparecer. Quatro concorrentes entraram na jogada e prometeram brigar até pela suspensão total do negócio. O acirramento na disputa movimentou o mercado e acarretou em queda de 9,39% nas ações da Localiza no pregão de ontem. A companhia apresentou o pior desempenho do índice na sessão.

Case seja aprovada, a fusão vai criar uma gigante de R$ 53 bilhões de valor de mercado, com grandes diferenciais em termos de nome da marca, agilidade na operação (já que irá unir o líder no RAC ao líder no GTF) e forte escalabilidade, que garantirá ainda maiores capacidades de barganha. A proposta está sob avaliação da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

As movimentações contrárias foram feitas pela Movida , a locadora Fleetzil (do Grupo Volkswagen ); a Ouro Verde e a Ald Automotive , subsidiária do grupo francês Société Générale.

Impacto: Negativo. Na nossa visão, as chances de que a fusão entre a Localiza e a Unidas não ocorra são baixas; até porque a esta altura o processo já se encontra em uma fase bastante avançada. Ainda, até o momento não havia se ouvido sobre contentamentos por parte das concorrentes, que inclusive haviam afirmado que poderiam se beneficiar da operação. No entanto, a aproximação da criação de uma gigante no mercado de locadoras, com R$ 53 bilhões de valor de mercado, e grandes diferenciais em termos de nome da marca, agilidade na operação (já que irá unir o líder no RAC ao líder no GTF) e forte escalabilidade, que garantirá ainda maiores capacidades de barganha, pode ter começado a gerar maior tensão interna para as concorrentes, que se voltaram ao Cade para tentar barrar operação. Caso a fusão não ocorra, ambas seguirão sendo as duas grandes líderes do segmento; mas a notícia poderá pesar no preço dos ativos, que hoje já considera a fusão como certa.

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!