No mercado a oferta e demanda são determinantes para entender como funciona a estrutura de um ambiente de concorrência perfeita. A ideia segue a linha de um mercado que está automaticamente em seu equilíbrio entre os preços com relação a oferta e demanda dos bens e serviços.
Em um mercado de concorrência perfeita, o que determina o preço de equilíbrio são as condições de oferta e demanda, ou seja, as empresas são tomadoras de preços (apenas reagem por conta da necessidade). Portanto, todos os vendedores recebem o mesmo preço pela venda do produto que é denominado como preço de mercado. Já os compradores não terão a necessidade de se preocupar se um produto está mais barato ou mais caro, mas sim, saberão que o preço é compatível com a realidade atual e em qualquer lugar.
Os produtos são homogêneos. Mesmo com a existência de diversas empresas independentes, uma única empresa não é capaz de alterar o preço do mercado, não havendo barreiras de entrada nem de saída. Assim, o preço, conhecido pelo mercado, não poderia ser alterado de forma artificial.
Principais características da concorrência perfeita
- Mesmo Produto
- Várias Empresas
- Sem barreiras de entrada e saída
- Empresas assumem a posição de tomadoras de preço
Neste tipo de mercado, a venda acima ou abaixo do preço não é possível pelo simples fato de que é o mercado que determina o preço. Deste modo, qualquer alteração faria com que o produto não fosse vendido.
Um mercado competitivo é basicamente aquele que possui muitos compradores e vendedores para um produto idêntico, de modo que cada comprador ou vendedor é um tomador de preço, ou seja, nenhum agente possui a capacidade de influenciar o preço do ativo.
Assim, a definição do preço é feita pelo mercado de acordo com a oferta e demanda do bem.
Exclusivo: A conexão certa para seus investimentos – Veja por aqui.