O Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) foi instalado, nesta quinta-feira, no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O conselho integra o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e é composto por 60 membros, sendo 36 representantes da sociedade civil e movimentos sociais e 24 representantes de órgãos do Poder Executivo Federal. O objetivo do Condraf é atuar na defesa da agricultura familiar em sua diversidade de todo o país.

Durante o ato, o diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou a importância da retomada dos trabalhos do Condraf junto à Conab, ao MDA e ao Governo Federal no combate à fome.

“A Conab voltou para fazer todas as políticas públicas que forem direcionadas para o campo agrícola brasileiro. E, para o Condraf, nós colocamos o diretor de Política Agrícola e Informações, Sílvio Porto, como parâmetro para integrar o conselho. Com o trabalho do Condraf, do MDA, da Conab e do governo federal, vamos anunciar para o mundo que erradicamos a fome outra vez”, declarou o presidente. Além do diretor, Naiara Bittencourt integra o Conselho como suplente. 

Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, a retomada do Condraf demonstra a importância do papel que desempenha junto à sociedade civil e movimentos sociais, na medida em que recepciona as demandas relacionadas ao desenvolvimento rural. Por isso, o colegiado é um espaço de concertação, articulação e uma ferramenta para o aprimoramento da democracia participativa.

Desenvolvimento rural sustentável, reforma agrária, fortalecimento da agricultura familiar camponesa e dos povos quilombolas, indígenas e demais povos e comunidades tradicionais do campo, das florestas e das águas e abastecimento alimentar foram pilares definidos como diretrizes da atuação do Condraf.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected] 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte