Nesta terça-feira (21), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou do Seminário Estadual da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), edição Goiás, com o objetivo de qualificar a compra da agricultura familiar para a alimentação escolar, promovendo desenvolvimento rural local e segurança alimentar e nutricional no âmbito do PNAE. Aproximadamente 200 pessoas acompanharam o encontro.

Participaram do evento o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, o diretor de Operações e Abastecimento da Conab, José Jesus Trabulo de Sousa Júnior, o diretor substituto do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados, da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF/MAPA), Mateus Soares da Rocha, entre outros representantes. Em sua fala, Trabulo Júnior destacou a importância de se promover a segurança alimentar e nutricional dos alunos e de garantir a compra efetiva pela agricultura familiar dos produtos disponíveis no estado.

Neste primeiro encontro, os participantes debateram a interligação da venda de produtos da agricultura familiar para o PNAE, destacando a necessidade de diálogos dos segmentos de produção agrícola com os setores responsáveis pela compra da alimentação escolar. Técnica da Conab, Kelma Cruz fez um relato da atuação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Goiás, onde são adquiridos itens variados, desde hortigranjeiros como produtos processados como bolachas, bolos, entre outros alimentos que podem servir ao cardápio escolar.

A pedagoga e extensionista da Emater Janete Alves Soares da Rocha, por sua vez, citou o diálogo entre gestores, nutricionistas e agricultores como uma forma de facilitar o acesso da agricultura familiar às exigências da compra da alimentação escolar. Para isso, no entanto, seria necessário o mapeamento da produção, além da observância da qualidade e capacidade de cumprimento do edital de compras.

A chefe de Divisão de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do PNAE, Isabella Araújo Figueiredo, abordou desafios e oportunidades em relação à participação do agricultor familiar na relação do PNAE. A técnica ponderou que a legislação é exigente ao tratar do bem-estar alimentar do estudante e apontou a formação de consórcios municipais e políticas públicas que garantam o acesso do pequeno produtor à agroindústria como um caminho a se seguir.

Por fim, a nutricionista Nair Augusta de Araújo Almeida Gomes, responsável técnica pelo Programa de Alimentação Escolar do Município de Goiânia, deu ênfase à prioridade na qualidade e no valor nutritivo dos ingredientes da alimentação escolar. Lembrou que, além do diálogo com outros setores da cadeia de atendimento e da diversidade nutricional, é preciso priorizar os produtos de safra.

Agricultura familiar na alimentação escolar – Os seminários estaduais fazem parte de um projeto de parceria institucional entre a Conab, o FNDE e a SAF/Mapa. O acordo tem como foco a implementação de ações conjuntas de apoio ao fortalecimento da agricultura familiar e a promoção da segurança alimentar e nutricional, no âmbito do PNAE.

O Seminário Estadual da Agricultura Familiar para o PNAE, no estado de Goiás, foi o primeiro de cinco eventos a serem realizados com o propósito de ampliar a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar para o PNAE, elevando a efetividade da Lei nº 11.947/2009.

Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte