Durante os dias 29 e 30 deste mês, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa do Encontro Nacional da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). A reunião, realizada na capital federal (Brasília/DF), tem como objetivo promover debates sobre o setor de abastecimento e hortigranjeiros e conta com a participação de Marisson Marinho, superintendente de Estudos Agroalimentares e da Sociobiodiversidade da Conab, além de dirigentes e técnicos dos mercados de abastecimento de todo o país.

O primeiro dia é destinado para realização da Assembleia Geral Extraordinária da Associação, em que será aprovado o novo estatuto social da Abracen, bem como de discussões sobre os rumos para o setor. Serão abordados, ainda, os desafios para a implementação da rastreabilidade de produtos vegetais frescos dentro do ambiente das Centrais de Abastecimento (Ceasas), a partir da palestra ministrada pelo presidente da Ceasa do Rio Grande do Sul, Ailton dos Santos Machado.

O monitoramento da cadeia produtiva foi regulamentado pela Instrução Normativa Conjunta nº 02/2018, do Ministério da Agricultura e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a norma, produtores de frutas, hortaliças, raízes, bulbos e tubérculos, entre outros produtos, embalados ou não devem adotar a rastreabilidade como ferramenta diária, como parte integrante e obrigatória no processo de produção.

Além dos debates, está programada uma visita técnica à Central de Abastecimento do Distrito Federal para quinta-feira (30).

A Conab, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), é filiada à Abracen desde 2019 e possui estreita parceria com as Centrais de Abastecimento. A participação nesses fóruns de discussão é de extrema relevância para a consecução dos objetivos do Programa, uma vez que permite maior interação com as representações dos mercados de abastecimento.

Serviço:
Encontro Nacional da Abracen
Data: 29 e 30 de setembro de 2021
Local: Centro de Convenções do Edifício Centro Multiempresarial e Ceasa/DF

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte