Com objetivo de expandir as exportações das leguminosas secas, mais conhecidas por pulses, e colheitas especiais brasileiras, incluindo os tradicionais até o gergelim, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (Ibrafe) oficializaram um novo convênio do setor, com duração de 24 meses e recursos no valor de R$ 3,5 milhões (R$ 1,76 milhões aportados por cada entidade). A formalização do documento foi realizada durante a abertura da 2ª edição do Brazil SuperFoods Summit. A solenidade, realizada nesta terça-feira (2), contou com as presenças do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, do presidente do Ibrafe, Marcelo Eduardo Lüders, do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e de outras autoridades.
“O objetivo dessa ação é promover a abertura de novos comércios, novos países, incentivar que o nosso feijão de cada dia possa ir além das nossas fronteiras. Mas a ação do governo é mais ampla, nós queremos garantir um preço compensador para quem produz, de forma que quem optar e produzir comida tenha assegurada a renda, de forma a manter o abastecimento interno e também ajudar a combater a fome e a necessidade de consumir feijão e pulse no mundo”, reforça o presidente da Conab.
As ações previstas na parceria incluem feiras e missões, especialmente na Ásia, principal consumidor desses produtos, e eventos no Brasil com compradores internacionais. Além disso, o convênio abarca projetos direcionados para exportadores iniciantes, empresas lideradas por mulheres e produtores do Norte e Nordeste.
A participação brasileira no mercado global de pulses e colheitas especiais tem um grande potencial de aumento, tanto pelo crescimento do consumo mundial por proteína vegetal e alimentos saudáveis como pela capacidade dos agricultores brasileiros de ampliar, aprimorar e modificar sua produção para atender à demanda. Nos últimos anos, por exemplo, houve um incremento na procura pelo gergelim brasileiro, não apenas pelo consumidor doméstico como também pelo mercado internacional.
O evento internacional focado nos superalimentos, como Feijões, Pulses e Gergelim, ocorre entre os dias 2 e 3 de abril, em Brasília, de forma presencial. Ao longo destes dois dias serão realizados quatro painéis que trarão um panorama internacional de mercado de feijões e pulses, com possibilidades de parcerias e debates sobre os novos desafios que se apresentam para o setor.
Entre o público confirmado para esta edição estão profissionais de alto nível – importadores e exportadores – além de palestrantes, membros do governo e convidados de países com potencial para importar Feijões, Pulses e Gergelim do Brasil, como China, México, Índia e Canadá. Representantes de mais 12 países estarão presentes para discutir o presente e o futuro destes superalimentos de forma sustentável.
Clique aqui para obter outras informações sobre o evento.
Com informações da Coordenação de Comunicação da Apex
Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]