Nesta terça-feira (28), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) marcou presença em encontro online realizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) com o tema: “Como consumir mais frutas e hortaliças sem pesar muito no bolso?”.
A Conab foi representada pelo gerente de Produtos Hortigranjeiros e da Sociobiodiversidade, Marisson Marinho. Em sua apresentação, ele explicou o funcionamento do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), da importância da parceria com as Centrais de Abastecimento (Ceasas) e com a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). E também apresentou uma série de dados e análises realizadas pela Conab e que são divulgados por diversos meios, como: o Boletim Hortigranjeiro (periodicidade mensal), a comercialização anual da Ceasas e o aplicativo “Prohort Ceasas”, app disponível para smartphone que permite acompanhar as cotações diárias de preços.
Marinho esclareceu que quase a totalidade da produção de hortifruti é absorvida pelo mercado doméstico e que este é um setor ainda pouco explorado para exportação. Na apresentação ele trouxe ainda alguns números que ilustram o cenário das Ceasas no Brasil.
Em 2021, as Ceasas do país comercializavam 17,5 milhões de toneladas de alimentos, sendo 3.236 municípios produtores, 900 produtos e mais de mil variedades de produtos comercializadas. Ainda no ano passado foram movimentados ao todo R$ 47,5 bilhões.
Também participaram do encontro Letícia Barony Fonseca, Assessora Técnica de Frutas, Hortaliças e Flores da CNA, Marcela Guastalli Barbieri, Pesquisadora de Frutas da Hortifrúti/Cepea e Ana Luísa Padilha, nutricionista e pós graduada em Saúde Funcional.
Clique aqui para acessar as publicações do Prohort. O app “Prohort Ceasas” pode ser baixado nas lojas de aplicativos da IOS e Android.
Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]