A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa, nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), de uma reunião das Centrais de Abastecimento (Ceasas), em Curitiba/PR, para falar sobre o trabalho realizado pela estatal junto à Ceasas.

O evento conta com a presença do superintendente de Estudos Agroalimentares e da Sociobiodiversidade da Conab, Marisson Marinho, representantes do governo do estado, da prefeitura de Curitiba, entre outros. O encontro é realizado pela Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) e pela Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece).

Marinho fará uma explanação sobre as informações das Ceasas e a inteligência agropecuária do setor, dando enfoque à importância dos dados estatísticos para a consolidação de informações e desenvolvimento de políticas públicas na área. Atualmente, a Conab, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro – Prohort, divulga o Boletim Hortigranjeiro, mensalmente, com informações do setor, além de resumos executivos semanais e outros estudos. Todo o material é disponibilizado no site da Conab e nas redes sociais.

“Atualmente, temos 10 Ceasas de capital mais a Ceasa Campinas/SP integrando o Boletim Hortigranjeiro. Queremos, por meio dessa interlocução com a Abracen, ampliar esse número, em benefício da população que poderá acompanhar a variação dos preços dos alimentos que chegam a suas mesas em outras regiões, ajudando também no escoamento da produção agrícola. O ambiente de discussões é propício também para a criação de novos projetos que beneficiem o setor”, avalia o superintendente.

A Conab, por meio do Prohort, é filiada à Abracen desde 2019 e possui estreita parceria com as Centrais de Abastecimento. Essa ação é realizada por meio de estudo que analisa a comercialização exercida nos entrepostos públicos de hortigranjeiros, que representam um dos principais canais de escoamento de produtos in natura do país.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte