Os gestores de todas as regionais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) se reúnem para estabelecer as ações para 2024 com objetivo de superar os novos desafios a fim de promover a agricultura familiar no país.  Também participam das atividades representantes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas). Os debates se iniciaram na abertura do 2º Encontro Nacional do MDA, Incra, Conab, Anater e Ceagesp e CeasaMinas realizado nesta segunda-feira (25), em Brasília.

Durante a solenidade de abertura, o presidente da Conab, Edegar Pretto, ressaltou as ações de reestruturação da estatal. “A Conab está preparada para fazer estoques públicos e regular preços para os consumidores, sem abandonar nossos agricultores que também precisam se viabilizar economicamente. Todos nós estamos unidos no compromisso da erradicação da fome outra vez. E com a nossa luta, a nossa persistência, nós vamos conseguir”, destacou. “A Política Nacional de Abastecimento vai aproximar os produtores dos consumidores. Vamos encurtar esse caminho ao garantir lucro para quem produz e também baratear a comida a quem consome”, reforçou Pretto.

Dentre as ações executadas pelo governo federal enfatizadas pelo ministro do MDA, Paulo Teixeira, está o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). No último ano, a Conab investiu cerca de R$ 712,4 milhões a fim de adquirir a produção da agricultura familiar no país. O recurso, repassado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), beneficiou mais de 49 mil agricultores e agricultoras, que receberam apoio para comercialização de cerca de 94 mil toneladas de alimentos. “Acho importante anunciar que a Conab voltou com o PAA que já contratou 700 milhões. Isso é muito expressivo. E esse PAA precisa ser traduzido para os movimentos sociais. As entidades precisam saber”, frisou Teixeira.

Apresentação de boas práticas – Após a abertura, o diretor de Operações e Abastecimento da Companhia, Thiago dos Santos, destacou a retomada da formação de estoques públicos, iniciado com o milho. Em 2023, a Conab adquiriu 342,25 mil toneladas de milho, uma vez que o cereal estava abaixo do preço mínimo estabelecido pelo governo federal. O produto abasteceu o Programa de Venda em Balcão, no qual foram comercializadas mais de 63 mil toneladas do grão, beneficiando 8.257 criadores, com 68% das vendas sendo realizadas na região Nordeste.

Além do presidente da Companhia e do diretor de Operações e Abastecimento, também participaram da solenidade a diretora Administrativa, Financeira e de Fiscalização da Conab, Rosa Neide, e os diretores da estatal de Política Agrícola e Informações, Silvio Porto, e de Gestão de Pessoas, Lenildo de Moraes. O evento de abertura também contou com a presença da secretária-executiva do MDA, Fernanda Machiavelli, do presidente do Incra, Cesar Aldrighi, da diretora-executiva da Anater, Loroana Santana, do diretor presidente da CeasaMinas, Luciano José de Oliveira, do diretor Administrativo e Financeiro da Ceagesp, Hamilton Ribeiro Mota, e da coordenadora-geral dos Escritórios Estaduais do MDA, Patricia Apolinário.

As atividades entre os gestores do MDA, Incra, Conab, Anater, Ceagesp e CeasaMinas seguem até quarta-feira (27). O encontro entre as empresas vinculadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar busca estabelecer diretrizes de atuação conjunta entre elas.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6389/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

CONHEÇA A COBERTURA QUE VAI

AUMENTAR SEU DINHEIRO NOS INVESTIMENTOS

Agendas, Análises, Recomendações, Carteiras e muito mais!