O diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sergio De Zen, e o coordenador do 7º Distrito de Meteorologia (Disme/Inmet), Marcelo Schneider, oficializaram uma parceria entre as duas instituições. O acordo, assinado nesta sexta-feira (27), prevê a cessão de uso do quarto andar do prédio onde está localizada a superintendência da estatal na cidade, em favor do Inmet.

Segundo Schneider, a utilização deste espaço por técnicos do Instituto trará uma maior interação entre os especialistas das duas instituições, o que permitirá a realização de estimativas mais rápidas dos fatores climáticos. “Quem vai ganhar com essa cooperação é o setor de políticas agrícolas dentro do Ministério da Agricultura”, afirma.

A superintendente da Conab em São Paulo, Renata de Moraes Vicente Camargo, concorda que a parceria trará benefícios para ambas as partes. “Nós teremos mais facilidade de acesso aos dados de monitoramento do clima e o Inmet um acesso mais rápido aos nossos levantamentos de safra. Isso permitirá desenvolver ainda mais o trabalho de inteligência agropecuária no estado”, analisa.

Esta aproximação entre ambas as equipes já era desejada pelos gestores das duas instituições. A expectativa se consolidou quando o presidente da Conab, Guilherme Bastos, e o diretor De Zen ampliaram e reforçaram as tratativas junto aos dirigentes do Inmet e obtiveram o apoio institucional por meio de reuniões para aprovar e formalizar o acordo.

Acordo com a SSA – Na última quinta-feira (26), a Companhia também esteve reunida com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para firmar um acordo de cooperação que deverá trazer mais governança e transparência para as estatísticas agropecuárias. O objetivo, de acordo com o diretor da Conab, é evitar a duplicidade de dados levantados pelos diversos órgãos, maximizar os recursos públicos e garantir a eficiência das informações geradas para o setor.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte