A fim de melhorar a saúde da população, a partir da alimentação, e combater a fome, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) firmaram uma parceria para apoiar cozinhas solidárias que estão em atividade na Zona Norte de Porto Alegre e atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar, referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde.

O documento foi assinado, na tarde desta quinta-feira (29) durante a Expointer, evento realizado em Esteio, pelo presidente da Conab, Edegar Pretto, pelo presidente do GHC, Gilberto Barichello, e diretores do Grupo. O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, também assinou enquanto testemunha.

De acordo com a parceria firmada, a Conab vai garantir alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para que as cozinhas da zona norte da capital gaúcha envolvidas na ação conjunta das entidades possam fornecer uma alimentação adequada, saudável e em quantidade suficiente para as pessoas que passam fome. Já o GHC fará algumas doações de equipamentos e será responsável pela orientação nutricional junto às cozinhas, para que elas atendam com maior qualidade.

De acordo com Pretto, o objetivo é reduzir a sobrecarga do sistema de saúde, uma vez que a má alimentação e a falta de alimentação também causam doenças. “A nossa grande missão enquanto Governo Federal é poder dizer que esse Brasil que produz tanto não vai mais conviver com a dor da fome. Agora estamos inovando com a orientação dos trabalhadores das Unidades Básicas de Saúde, porque alimentação também é sinônimo de saúde. O que estamos assinando aqui hoje é uma primeira semente para o Brasil”, afirmou o presidente da Conab.

Demais ações – Ainda durante a Expointer, também foram formalizados projetos do PAA com cinco cooperativas de Gravataí, Nova Santa Rita, Eldorado do Sul e Santana do Livramento para atender outras cozinhas solidárias do estado. A Conab irá adquirir, a partir de recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), 567 mil quilos de hortifrutis, carnes e leite em pó. O investimento do governo federal na compra de produtos dos agricultores familiares passará de R$ 3,5 milhões. Esses produtos serão entregues a entidades que atendem cerca de 15 mil pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar nas cidades de Viamão, Porto Alegre, Santana do Livramento e Pelotas.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 6389/ 2256
[email protected]

Publicidade

Essas ações extremamente baratas podem mudar seu 2025!