Entre os dias 20 de junho e 8 de julho, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ministrará, em Cabo Verde, em África, curso de capacitação ao corpo funcional do ministério da Agricultura local. Com o objetivo de reforçar as capacidades em matéria de segurança alimentar, o curso, com carga de 120 horas/ aula, será realizado em três etapas. 

A primeira, durante o período de 20 a 24 de junho, tem como objetivo proporcionar capacitação aprofundada da metodologia de levantamento da safra brasileira adotada pela Conab.

A segunda etapa, prevista para 27 de junho a 1º de julho, abrangerá a metodologia de levantamento de custos de produção da safra brasileira.

A última etapa, de 4 a 8 de julho, explorará os conceitos e normas para a análise de mercado agropecuário no Brasil.

Pela primeira vez a Conab adotará, como experiência, o sistema de avaliações diárias e ao final de cada período de capacitação, de modo a atestar em tempo real,  se a transferência de conhecimento foi concluída com eficiência  e eficácia,  como também se atendeu ao objeto  da cooperação.

Desde 2019, Cabo Verde vem investindo mais enfaticamente em políticas desenvolvimentistas na área de alimentos, muitas delas em parceria com o Banco Mundial, que buscam revisar processo de compras públicas, investimentos na agricultura e suporte institucional como políticas, legislações, regras e padrões. É na esteira dessas preocupações que o curso de capacitação oferecido pela Conab  torna-se importante para o país africano, pois discorrerá sobre pilares essenciais no desenvolvimento de política agrícola.

Dentre os projetos de capacitação técnica doados pelo Brasil a países em igual ou menor estágio de desenvolvimento, cuja gestão é da Agência Brasileira de Cooperação ABC, órgão vinculado ao ministério das Relações Exteriores – MRE, a Conab está convidada a celebrar outros cursos, ainda este ano, e que vêm sendo agendados tanto pelos órgãos envolvidos do país doador, como do país donatário.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected] 

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte