As estratégias de combate à fome no Brasil, o Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, a formação de estoques públicos, Informações Agropecuárias, Análise de Mercados e os planos safra 2023/24 foram temas apresentados no primeiro dia da reunião da Rede de Sistemas Públicos de Abastecimento e Comercialização na América Latina e no Caribe (Rede SPAA), em El Salvador. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participa do encontro que se encerra na próxima quinta-feira. 

“A melhor forma da gente enfrentar a inflação dos alimentos é incentivarmos, com políticas públicas, a produção de alimentos para abastecer nossas nações” disse, em sua apresentação, o diretor-presidente da Conab, Edegar Pretto. 

Encontros Bilaterais – O presidente da Conab também se reuniu com Arturo Puente, coordenador geral de Inteligência de Mercados Agroalimentares do Ministério da Agricultura do México. Novos encontros já estão marcados com Colômbia e Honduras. “Nos interessa muito parcerias com o Brasil, por sua magnitude e o que é capaz de produzir”, destacou o representante do México. A extensa experiência nas áreas de inteligência e informação da Conab despertou o interesse em um acordo de cooperação Brasil/México. 

El Salvador  A delegação brasileira também se reuniu com o governo anfitrião, representada pelo engenheiro Cosme Duran, Diretor de Análises de Projetos Estratégicos da Presidência da República, com vista a apoiar na discussão e problematização sobre a criação de uma central de abastecimento em El Salvador. 

Ainda no dia 11 de julho, estão agendadas reuniões com as delegações da Colômbia e Cuba. Dos demais países presentes, destaca-se que já existem processos de cooperação com Honduras e Venezuela.

A Rede SPAA visa promover o intercâmbio de experiências para estabelecer estratégias de ação e projetos de cooperação técnica entre as instituições públicas de comercialização e abastecimento de alimentos dos países participantes. Participam da Rede SPAA, além do Brasil, Costa Rica, Cuba, Chile, El Salvador, Guatemala, República Dominicana, Paraguai, São Vicente e Granadinas, Venezuela, Honduras, Bolívia, Panamá e México. Além do presidente da Conab, participa da missão o chefe da Assessoria de Relações Internacionais, Marisson Marinho.

Mais informações para a imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
[email protected]

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias