Completa-se um ano do lançamento do Comunicado do Setor Empresarial Brasileiro abordando temas relevantes para o desenvolvimento sustentável do pais. Ele partiu do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que tem como associados e signatárias cerca de 90 empresas, investidores e organizações da sociedade civil brasileira. A partir do trabalho desses agentes, neste período, houve avanços focados no propósito de gerar movimentos pelo desenvolvimento dos sete pontos presentes neste documento.

No último ano, a iniciativa mostrou-se ainda mais necessária e o setor empresarial encontrou, neste movimento, espaço para levantar a sua voz sobre a Amazônia. No documento Comunicado do setor Empresarial Brasileiro, lançado em julho de 2020, CEOs e representantes de empresas e organizações dos setores industrial, agrícola e de serviços, além do terceiro setor manifestaram-se sobre o tema.

Nesse contexto, esse grupo coloca-se à disposição do Conselho da Amazônia para contribuir com
soluções que tenham foco nos seguintes eixos:

  • Combate inflexível e abrangente ao desmatamento ilegal na Amazônia e de mais biomas brasileiros.
  • Inclusão social e econômica de comunidades locais para garantir a preservação das florestas.
  • Minimização do impacto ambiental no uso dos recursos naturais, buscando eficiência e produtividade nas atividades econômicas daí derivadas.
  • Valorização e preservação da biodiversidade como parte integral das estratégias empresariais.
  • Adoção de mecanismos de negociação de créditos de carbono.
  • Direcionamento de financiamentos e investimentos para uma economia circular e de baixo carbono.
  • Pacotes de incentivos para a recuperação econômica dos efeitos da pandemia da
  • COVID-19 condicionada a uma economia circular e de baixo carbono.

Esse trabalho visa manter interlocução direta entre representantes do Movimento Empresarial pela Amazônia com diversas instituições e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para construir uma agenda efetiva em defesa do desenvolvimento sustentável. Tenha conhecimento do documento Comunicado do setor Empresarial Brasileiro e junte-se ao movimento, da forma como julgar possível e propositivo para você!

No Portal Acionista, temos um espaço totalmente voltado ao tema e às preocupações da questões ESG. Conheça a Coluna Via Sustentável!

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte