Capitão Planeta, do desenho animado dos anos 90, passou para avisar: “valorização à vista em Ambipar”. “Vai, Planeta!”.

Com a aquisição de 100% da americana Witt O’Briens (WOB), a Response, companhia controlada pela Ambipar (AMBP3), dobra de tamanho e entra em novos mercados (na Ásia e na Oceania).

Sobre a aquisição

A aquisição da WOB é a maior da história da Response e vem num momento transformacional em que a companhia está na reta final para abertura de capital em Nova York.

A WOB é líder global do setor de gerenciamento de crises e emergências, com atuação nos Estados Unidos, na China, na Índia, no Japão, na Noruega e na França.

Em 2021, a WOB teve uma receita de US$ 183 milhões, mais da metade do Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Response do ano passado.

Segundo o analista de ações, Fabiano Vaz, a transação está trazendo um crescimento relevante para a divisão.

Para efeito de comparação, “corresponde a cerca de +78% do Ebitda da Response”, disse.

Listagem nos EUA

Em julho deste ano, a Response firmou um acordo de fusão com a HPX para formar a Ambipar Emergency Response, que terá ações listadas na Bolsa de Nova York (Nyse).

O acordo dá à empresa combinada uma avaliação (enterprise value) de R$ 3,1 bilhões e deve impulsionar seu crescimento nos mercados globais.

O analista diz que a Ambipar está bem posicionada para capturar oportunidades de crescimento via M&A (fusões e aquisições, pela sigla do inglês) ou orgânico.

Ele comentou ainda que vê diversos aspectos positivos na abertura de capital no mercado acionário americano.

“Além dos ganhos de exposição no exterior, como uma maior prospecção de recursos, a empresa terá acesso direto a um mercado mais acessível e com custos mais baixos para se capitalizar”, comenta Vaz.

Ambipar continua na B3

As ações da Ambipar, negociadas sob o código AMBP3, continuarão listadas na B3, enquanto a Ambipar Response terá seus papéis listados na Nyse.

Vale mencionar que a Ambipar segue como empresa controladora e detém 70% de participação na Response.

Compre AMBP3

A posição de caixa robusta deve favorecer a Ambipar a acelerar seu crescimento via M&A.

Além disso, a companhia está fazendo um bom trabalho em relação ao crescimento orgânico, com novos contratos na divisão Environment e com a expansão de bases de atendimento na Response.

Apesar da alta alavancagem (a 2,8x Ebitda), as perspectivas de crescimento nos próximos anos nos deixam confortáveis para mantermos a recomendação de compra.

“Se a empresa não estivesse crescendo, gerando caixa e com uma boa perspectiva de crescimento no futuro, essa alavancagem seria um problema, mas não é o caso de Ambipar”, destaca Vaz.

No acumulado do ano, os papéis registram queda de -30,47%. “Com a alta dos juros, o mercado de ações acabou pressionando as ações da companhia, já que o custo da dívida aumenta e o lucro é pressionado. Entretanto, pela forte geração de caixa, seguimos confortáveis e a queda das ações abre uma oportunidade”.

Negociando a 3,5x Ebitda 2024 e com uma ótima visibilidade de crescimento, recomendamos que você aproveite a oportunidade que o mercado está proporcionando.

Recomendação: Comprar

‌ ‌Fonte: Bloomberg


Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.